Últimas Notícias

Grupo de Taiko de Registro-SP realizará workshop gratuito neste final de semana







As aulas acontecerão no Sesc Registro-SP. Programação faz parte do período de festividade do Tooro Nagashi

Grupo de Taiko de Registro-SP realizará workshop gratuito neste final de semana


 O grupo de taiko de Registro, Ribeira Ryofu Daiko, realizará um workshop gratuito aberto para todo o público. As aulas acontecerão no Sesc Registro, que está com uma programação especial neste período do Tooro Nagashi.

O workshop será realizado no sábado (02) e domingo (03), a partir das 13h00, e será ministrado pelos próprios membros do grupo. Além do público ter a oportunidade de aprender a tocar, os participantes aprenderão a afinar o instrumento, como ele é feito e sobre sua história. O publico também contará com uma apresentação do grupo.

A atividade é indicada para público a partir de 7 anos. O workshop será realizado na Área de Convivência do Sesc Registro.

Serviço

Workshop Ribeira Ryofu Daiko
Local: Sesc Registro - Área de Convivência
Data: 2 e 3 de novembro (sábado e domingo).
Horário: A partir das 13h00
Aulas gratuitas

Sobre o grupo

O grupo Ribeira Ryofu Daiko é um grupo de percussão japonesa e faz parte como o Departamento de Wadaiko da Associação Cultural Nipo-Brasileira da cidade de Registro/SP (BUNKYO).

"Ribeira Ryofu Daiko" tem como significado a ressonância do som dos Taikos sobre as brisas do Rio Ribeira de Iguape.

Teve início em 2002, quando os fundadores - Sr. Kuniei Kaneko juntamente com sua esposa Sra. Keiko Kaneko trouxeram para a cidade de Registro o professor Yukihisa Oda/sensei que estava pela primeira vez difundindo essa arte pelo Brasil. Assim, foi criada a primeira turma de tocadores deste grupo.

Em 2008 participou com 40 integrantes da comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, onde foram reunidos mais de 1200 tocadores de todo o Brasil para tocar a música "Kizuna" no Sambódromo do Anhembi em São Paulo na presença do Príncipe Naruhito do Japão.

Em 2009 foi contemplado como "Ponto de Cultura" pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e o Ministério de Cultura, onde foram selecionados 300 grupos culturais dentre 1999 inscritos em todo o Estado.

Em 2014 foi contemplado no programa "PROAC Editais - Promoção das Culturas Populares e Tradicionais" da "Secretaria de Cultura" com o Projeto "Taiko - O Som de uma Tradição".

Atualmente o grupo conta com cerca de 70 tocadores de 6 a 50 anos, que praticam aos sábados das 14h às 21h, no Centro de Formação Artística Municipal de Registro-SP.