Últimas Notícias

Zoonoses de Registro-SP palestra sobre prevenção e combate à Raiva Animal






A Prefeitura de Registro-SP, por meio do Centro de Controle de Zoonoses promoveu, entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, palestra educativa sobre “Raiva Animal”, nas escolas do Bairro Serrote. 

Zoonoses de Registro-SP palestra sobre prevenção e combate à Raiva Animal



O intuito é de alertar sobre os riscos e prevenção da transmissão do vírus da Raiva que está circulando na região.

Cerca de 400 crianças com idades entre cinco e 16 anos, das escolas EMEB Ver. Kesao Kasuga, EMEF Bairro Usina do Serrote e EE Professor Joaquim Goulart assistiram às palestras realizadas pelos médicos veterinários Lizandra Vercezi Rossato Reis e Carlos Henryque de Souza e Silva, do Centro de Controle de Zoonoses de Registro “Dr. Paulo Henrique Garcia de Alencar”. Além disso, no dia 6 de outubro foi realizada, no Pesqueiro Toca do Coelho, uma palestra para os produtores rurais da região a fim de esclarecer dúvidas sobre a doença.

A raiva é uma doença viral transmitida através de mordida de animais infectados a outros animais e aos seres humanos, caracterizada por encefalomielite aguda, provocando paralisia e morte em 100% dos casos que manifestam a doença.

Entre os meses de julho e setembro, desse ano, dois bovinos foram diagnosticados com raiva transmitida por morcegos na região do Ribeirão Branco das Palmeiras. Outros casos de bovinos suspeitos foram identificados, apesar de não terem sido confirmados por falta de notificação imediata dos proprietários dos animais às autoridades sanitárias.

No Estado de São Paulo, 113 animais tiveram a doença confirmada este ano, sendo 78 morcegos e 51 bovinos positivos ao vírus, segundo dados do Instituto Pasteur.

Os médicos veterinários da prefeitura recomendam que todos os animais suspeitos que apresentem morte aguda ou sinais clínicos compatíveis com a infecção entrem imediatamente em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones 3822-1411 e 3822-3303 ou com a Coordenadoria de Defesa Animal do Estado de São Paulo pelo telefone 3821-4416, para confirmar ou descartar o diagnóstico da doença.