Últimas Notícias

Prefeitura de Registro-SP aprova PL que inclui a campanha “Janeiro Branco” no calendário municipal

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcelo Comeron, tem como principal objetivo a promoção de saúde mental por meio de ações educativas.





O Projeto de Lei, de autoria do vereador Marcelo Comeron, tem como principal objetivo a promoção de saúde mental por meio de ações educativas. 

Prefeitura de Registro-SP aprova PL que inclui a campanha “Janeiro Branco” no calendário municipal


Foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da cidade de Registro-SP, no último dia 02 de outubro (quarta-feira), a promulgação da Lei Nº 1.842 que institui a campanha “Janeiro Branco” no município de Registro-SP. Entre outros objetivos, o movimento visa promover a saúde mental por meio de ações educativas, informativas e preventivas. 

O autor do Projeto de Lei, vereador Marcelo Comeron (PV) destaca a importância em incluir a campanha no calendário do município, pois é preciso que se inicie com urgência programas que visam não apenas ações corretivas, mas principalmente preventivas quando se trata de saúde mental. “No município de Registro, estamos vendo constantemente casos de pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno ligado diretamente a problemas emocionais e psicológicos. Esses transtornos não escolhem idade, gênero ou condição social, e podem levar qualquer pessoa a cometer atos que podem ser irreversíveis. 

É por este motivo que precisamos falar sobre a saúde mental, divulgar e conhecer é a melhor forma de prevenir um mal antes que seja tarde demais”. A campanha “Janeiro Branco” foi criada no ano de 2014 por um grupo de psicólogos na cidade de Uberlândia – MG. Nestes poucos anos, dezenas de municípios já aderiram ao programa, incluindo ações e eventos ao longo do mês de janeiro para incentivar a população sobre a importância em refletir sua saúde emocional tanto quanto se pensa em saúde física. 

O mês de janeiro foi escolhido simbolicamente pois, por se tratar do primeiro mês do ano, representa para muitos um período de recomeço, de mudanças, de renovação. Por este motivo, acredita-se que as pessoas estejam mais propensas a falar sobre coisas positivas, tornam-se mais abertas a mudanças de atitudes e a reflexões de hábitos e ações que podem deixar ou que podem começar a praticar.

 “O objetivo da campanha é levar às ruas, escolas, instituições de saúde e meios de comunicação formas de reflexões e atividades que incentivem a pensar sobre como estamos nos sentindo, o que posso fazer para melhorar, como posso conversar sobre o que sinto e como posso escutar o que o outro sente também” afirma Marcelo Comeron que complementa “sempre procuramos cuidar da nossa saúde física, se temos algum problema vamos logo tentar descobrir e resolver, mas principalmente, fazemos checagens anuais de saúde para prevenir o aparecimento de qualquer doença, então por que não fazer o mesmo com a nossa saúde mental? 

Precisamos encontrar meios de divulgar e incentivar a importância em cuidar também do lado emocional”, e prossegue “sabemos como a saúde no Vale do Ribeira é precária, sabemos que é preciso muito mais para suprir as necessidades que temos neste setor, mas o que mais vem me impressionando, é a enorme quantidade de casos de tentativas e mortes por suicídio, além dos casos de autolesão que estão acontecendo, principalmente entre nossos jovens. 

Implementar a campanha “Janeiro Branco” em registro será na verdade um pequeno passo para iniciarmos as grandes mudanças que tanto precisamos na saúde da nossa cidade”, finaliza Comeron.