Últimas Notícias

Delícias e belezas naturais do Boqueirão Sul reveladas no Festival Gastronômico Conexão Caiçara






Ilha Comprida - Após a caminhada até o santuário dos Golfinhos, na Trincheira- extremo sul da Ilha Comprida -, foi servido o cardápio do Festival Gastronômico Conexão Caiçara: bolinhos de mandiocalho e caiçara (feito com tainha defumada), seguido do prato principal com peixe defumado com banana, arroz com açafrão in natura, rúcula, lâminas de palmito com botarga, farofa de ostra e pudim de cataia como sobremesa. O cenário foi o Sítio Cardoso com o mar ao fundo, charme na decoração toalhas de chita, exposição de produtos feitos pelas comunidades caiçaras e estruturas de bambu.
Delícias e belezas naturais do Boqueirão Sul  reveladas no Festival Gastronômico Conexão Caiçara

Produzido pelos 22 formandos do Curso de Turismo Rural - realizado desde o início do ano pelo SENAR e município - o Festival realizado na sexta 25/10 atingiu o objetivo de encantar e surpreender os visitantes. Bastante emocionada, a instrutora do curso Cintia Tomie Suguino agradeceu à Prefeitura pela parceria, aos comerciantes do Boqueirão Sul pelo apoio e aos formandos , pela dedicação em fazer o melhor: "Orientamos a todos que valorizem o que têm de melhor nas comunidades, se apropriem dos atrativos porque tudo isso têm um grande valor para o turista. Vocês moram no paraíso".
Delícias e belezas naturais do Boqueirão Sul  reveladas no Festival Gastronômico Conexão Caiçara

O Festival contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Ilha, Juliana Peitl, que representou o prefeito Geraldino Júnior: "Agradecemos ao SENAR pela parceria , pela competência e pelo apoio ao fortalecimento de nosso turismo. A cada ano, o Curso de Turismo Rural acontece em uma comunidade para promover o desenvolvimento e a capacitação profissional em um novo lugar. O curso que termina com Festival Gastronômico já foi realizado no Viaréggio e no Rancho do Carioca, no Norte da Ilha.

O vereador Daniel Ramos parabenizou a todos pelos esforços em fortalecer o turismo. Também prestigiaram o Festival os vereadores Mig, Mozart e Alemão. O coordenador de cursos do município, David Vitor, destacou que o objetivo é valorizar a gastronomia e fomentar o desenvolvimento do turismo de base comunitária. Os 22 formandos participaram das 240 horas de aula.Para os formandos, o curso possibilitou uma outro olhar sobre o turismo: " Posso dizer que mudou tudo. Eu era outra pessoa antes do curso. Ele possibilitou um outro olhar, uma nova visão. É mágico", comemorou Eliana Lourenço Bracello, do Restaurante e Pizzaria Paradiso.