Últimas Notícias

Palestra sobre serpentes e atividades lúdicas abrem programação do Mês da Árvore em Tapiraí e Alumínio






O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, realiza de 5 a 30 de setembro uma programação especial em comemoração ao Mês da Árvore em Tapiraí, Alumínio e Registro (SP).

Palestra sobre serpentes e atividades lúdicas abrem programação do Mês da Árvore em Tapiraí e Alumínio
Palestra sobre serpentes e atividades lúdicas abrem programação do Mês da Árvore em Tapiraí e Alumínio

A programação iniciou no dia 5, em Tapiraí, com alunos do 5° ano da EMEF Professora Enir Silva Pilan e da EMEF José de Moura Glasser, além de participantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso), com atividades de confecção de placas informativas. As peças, que contêm mensagens de sensibilização de cuidado ao meio ambiente, serão instaladas no dia 30 desse mês, juntamente com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica – como orelha-de-onça, quaresmeira e clúsia – nos letreiros das duas entradas da cidade.

Já no dia 10, em Alumínio, em parceria com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), profissionais do Corpo de Bombeiros, funcionários da empresa e a Defesa Civil de Mairinque participaram de treinamento sobre animais peçonhentos, liderado por Giuseppe Puorto, do Instituto Butantan. Com exemplares reais, os participantes puderam conhecer mais sobre animais venenosos, a importância dessas espécies na medicina e como agir em caso de acidentes.

Ao todo, já participaram das ações cerca de 150 pessoas. Além disso, após as atividades, todos os participantes receberam mudas de plantas nativas, uma iniciativa em parceria com o Instituto OMP (Olinto Marques de Paulo), por meio do projeto Árvore Generosa, cujo objetivo é que cada criança tenha uma árvore, contribuindo para a sensibilização da importância da natureza. Com o apoio do Legado das Águas, o projeto agora visa fortalecer a iniciativa no Vale do Ribeira.

Agenda – Em Registro, as atividades iniciam no dia 17, na unidade do Sesc no município com a exposição Floresta Viva, do fotógrafo Luciano Candisani, que fica em exibição até o dia 19. A atividade, que também faz parte das comemorações da “Semana do Turismo e Hospitalidade” do Senac, tem entrada aberta a toda comunidade e será uma boa oportunidade para conferir as imagens da fauna e flora do Legado das Águas, captadas pelo fotógrafo da National Geographic.

No dia 17, a partir das 19h, também no Senac, será realizada uma palestra com o gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, William Mendes, com o tema “Ecoturismo na Mata Atlântica”, focando nas atividades realizadas na Reserva. A entrada também é gratuita e voltada para todos os públicos, inclusive empresários e demais profissionais do ramo de turismo.