Últimas Notícias

Legado das Águas sedia Encontro de Inovações Inspiradas na Natureza

Com duração de três dias, curso terá atividades ao ar livre como trilhas, cachoeira e passeio de barco, além de trabalhar estratégias para processos criativos





Com duração de três dias, curso terá atividades ao ar livre como trilhas, cachoeira e passeio de barco, além de trabalhar estratégias para processos criativos


Com a proposta de “Desconectar para se reconectar”, entre os dias 27 e 29 de setembro, acontece no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, o Plug In Plug Out: Encontro de Inovação Inspirada na Natureza. O curso é destinado a interessados e profissionais de todos os segmentos e contará com atividades práticas na área da Reserva, localizada em Miracatu (SP).

Legado das Águas sedia Encontro de Inovações Inspiradas na Natureza

A natureza apresenta oportunidades de negócios muito mais promissoras do que se pode imaginar. Segundo Juliana Lopes, da PulsarCom, e uma das realizadoras do encontro, tecnologias e negócios com bioinspiração vão movimentar mais de um 1,5 trilhão de dólares até 2030¹, tendo como base a economia circular e a biomimética. Com objetivo de preparar empresas e profissionais para esse cenário, o Encontro Plug In Plug Out ensina como os padrões e processos da natureza podem servir de inspiração para a criação de soluções inovadoras.

Por isso, o encontro será dividido em três módulos, sendo o primeiro realizado em São Paulo (SP), com formato Ted Talk, que abordará as temáticas de economia circular e biomimética aplicadas em empresas, com casos práticos. Já para os dois outros módulos, visando proporcionar um contato direto, imersivo e até mesmo sensorial, a programação será no Legado das Águas, incluindo atividades como trilhas, visita ao orquidário e viveiro, cachoeira e atividade aquática. No último dia, os participantes aplicarão as experiências em um protótipo para desenvolver projetos profissionais, empresariais e até mesmo pessoais.

 “A mesa do escritório talvez seja o pior lugar para olhar o mundo. Ainda assim, é nesse ambiente que a maior parte das decisões é tomada e isso explica, em parte, as múltiplas crises que enfrentamos, seja de caráter econômico, ambiental, social, político e, sobretudo, ético. Atividades na natureza nos permitem reconectar como o nosso lado mais criativo, essência da inovação”, explica Juliana.

A gerente executiva do Legado das Águas, Frineia Rezende, diz que a Reserva funciona como um laboratório a céu aberto para diversas ações, incluindo a realização de cursos. “Além de toda estrutura necessária para a realização de eventos diversos, estamos em meio a uma floresta com alto grau de conservação, em um dos biomas mais biodiversos do planeta, que é a Mata Atlântica, sendo então, um retrato fiel dos processos da natureza e suas inúmeras possibilidades de experiências e vivências. Um cenário rico em soluções e inovações”, comenta.

Roberto Strumpf, diretor da Pangea Capital e também realizador do encontro, reforça que o Plug In Plug Out visa mostrar que, assim como grandes empresas – entre elas NikeGeneral Eletric e até a NASA – encontram na natureza inspiração para soluções e produtos inovadores, profissionais, gestores e empresários de diversos segmentos também podem aplicar o conceito de forma prática com resultados efetivos. “O que alguns ícones da inovação perceberam é que na natureza encontramos um acervo de soluções aprimoradas ao longo de 3,8 bilhões de anos de evolução. Somos parte da natureza e, sendo assim, podemos reaprender a projetar como ela”, destaca Strumpf.

O curso será ministrado por Juliana Lopes da PulsarCom, gestora ambiental e jornalista, com MBA em Marketing e mestrado em Administração com foco em Sustentabilidade; Roberto Strumpf, diretor executivo da Pangea Capital, biólogo com foco em Ecologia Humana e mestre em Ciências Ambientais pela University of Sydney, com foco em energia e mudanças climáticas; e Alessandra Araújo, bióloga e fundadora da Bioinspirations, especialista em biomimética e representante do Instituto Biomimicry 3.8 no Brasil.
¹ Fermanian Business & Economic Institute

Serviço
Plug In Plug Out: Encontro de Inovação Inspirada na Natureza
Data: 27 a 29 de setembro
Público: profissionais de todas os segmentos.
Obs.: Valor inclui transporte saindo de São Paulo, hospedagem e alimentação

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.