Últimas Notícias

Legado das Águas promove plantio de mudas, atividades lúdicas, exposições e palestras para celebrar o Mês da Árvore






Estudantes e comunidade que participarem da programação em Tapiraí, Alumínio e Registro-SP receberão plantas nativas da Mata Atlântica


Legado das Águas promove plantio de mudas, atividades lúdicas, exposições e palestras para celebrar o Mês da Árvore
Legado das Águas promove plantio de mudas, atividades lúdicas, exposições e palestras para celebrar o Mês da Árvore

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, realiza de 2 a 27 de setembro uma programação especial em comemoração ao Mês da Árvore em Tapiraí, Alumínio e Registro (SP). Todos os participantes das ações receberão plantas nativas, em uma parceria com o Instituto OMP (Olinto Marques de Paulo).



Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore motivou a agenda de eventos, que começa no dia 5, em Tapiraí, com alunos do 5° ano da EMEF Professora Enir Silva Pilan e da EMEF José de Moura Glasser, além de participantes do CCI (Centro de Convivência do Idoso), confeccionarão placas informativas para, no dia 30, plantarem 30 mudas nativas da Mata Atlântica -- como orelha-de-onça, quaresmeira e clusia -- nos letreiros das duas entradas da cidade. Complementando a atividade de paisagismo, os participantes participaram de jogos lúdicos como quebra-cabeça e jogo da memória da Mata Atlântica. A ação é uma parceria com a Prefeitura de Tapiraí.

No dia 10, em Alumínio, em parceria com a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), profissionais do Corpo de Bombeiros e colaboradores da empresa participam de treinamento sobre animais peçonhentos, liderado por Giuseppe Puorto, do Instituto Butantan.

Em Registro, será realizada no dia 17, a partir das 19h, no Senac, palestra do gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado da Reserva, William Mendes, com o tema “Ecoturismo na Mata Atlântica”, focando nas atividades do Legado das Águas.

A exposição “Floresta Viva” ficará em destaque de 16 a 19 de setembro, no mesmo local. A atividade, que também faz parte das comemorações da “Semana do Turismo e Hotelaria” do Senac, tem entrada aberta a toda comunidade e será uma boa oportunidade para conferir as imagens da fauna e flora do Legado das Águas, captadas pelo fotógrafo Luciano Candisani.

Na última semana do mês (23 a 27), o Legado das Águas, em parceria com a CBA, integrará três exposições no Centro de Educação Ambiental da CBA, em Alumínio: sobre mineração (CBA), produção de energia (Votorantim Energia) e “Floresta Viva” (Legado das Águas). As atividades são voltadas a grupos fechados.

Exposição Floresta Viva

Data: 16 a 19 de setembro
Local: Senac Registro (Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida)

Entrada gratuita

Mais informações pelo telefone (013) 3828-1300
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.