Últimas Notícias

Legado das Águas leva para Registro-SP exposição fotográfica e palestra sobre ecoturismo na Mata Atlântica







O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, realiza no Senac de Registro-SP, de 17 a 19 de setembro, uma programação especial em comemoração ao Mês da Árvore. As atividades, com entrada gratuita para toda comunidade, fazem parte da “Semana do Turismo e Hospitalidade” promovida pela instituição.

Legado das Águas leva para Registro-SP exposição fotográfica  e palestra sobre ecoturismo na Mata Atlântica
Legado das Águas leva para Registro-SP exposição fotográfica  e palestra sobre ecoturismo na Mata Atlântica

A programação do Mês da Árvore tem início com a exposição “Floresta Viva”, que ficará em destaque de 17 a 19 de setembro no Senac. As imagens são de autoria do fotógrafo Luciano Candisani, da National Geographic e parceiro da Reserva, que há mais de 20 anos se dedica à documentação da natureza.

As fotografias revelam a exuberância da fauna, flora e as paisagens da Mata Atlântica, registradas no Legado das Águas, área de 31 mil hectares de floresta em alto grau de conservação, localizada a poucas horas de Registro e de São Paulo Capital.

Além de paisagens únicas, as imagens retratam animais raros ou em perigo de extinção, como cachorro-do-mato-vinagre e a primeira anta albina registrada na natureza. A exposição ainda traz uma particularidade: parte das fotografias foram feitas do modo tradicional, em que Candisani entra na mata e registra os animais; mas algumas imagens foram captadas por meio dos Estúdios da Mata, que são armadilhas fotográficas montadas no meio da floresta, com equipamentos de última geração que fotografam automaticamente quando ocorre algum movimento no campo de visão da câmera.

A experiência dos Estúdios na Mata é inédita na Mata Atlântica, e proporciona resultados surpreendentes, capaz de registrar animais que são raros de serem avistados por humanos. Além disso, a técnica se diferencia das demais armadilhas fotográficas, pois além de usarem uma câmera profissional, capaz de registrar os animais com alta resolução, há flashes de iluminação escondidos junto às árvores e que permitem que não só o animal seja iluminado, mas também o ambiente da floresta, sem que haja nenhum impacto ao animal. A espontaneidade dos bichos é percebida nas fotografias que compõe a exposição.

Ecoturismo no Vale do Ribeira - No dia 17, a partir das 19h, também no Senac, acontece a palestra do gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, William Mendes, com o tema “Ecoturismo na Mata Atlântica”, focando nos produtos ecoturísticos oferecidos pela Reserva e que tem atraído cada vez mais visitantes de todos os locais do país.

William Mendes abordará o modelo de negócio de ecoturismo em área privada aplicado no Legado das Águas. Além disso, apresentará os lançamentos desse ano que reforçam o Vale do Ribeira como destino de turismo sustentável, como uma nova rota de aventura de mountain bike e atividades de observação de astros. A entrada também é gratuita e voltada para todos os públicos, inclusive empresários e demais profissionais do ramo de turismo.
O Legado das Águas ainda está realizando ações do Mês da Árvore em Tapiraí e Alumínio, incluindo plantio de espécies nativas, atividades lúdicas e palestras sobre serpentes da Mata Atlântica.

Agenda

Exposição Floresta Viva

Data: 17 a 19 de setembro, durante todo horário de funcionamento do Senac;
Local: Senac Registro (Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida).
Palestra “Ecoturismo na Mata Atlântica”
Data: 17 de setembro, a partir das 19h;

Local: Senac Registro (Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida).

Mais informações pelo telefone (013) 3828-1300