Últimas Notícias

CEI dos Transportes define agenda de trabalho em sua primeira reunião realizada nesta terça







­­Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI), Vander Lopes (relator), Fábio Tatu (presidente) e Célio Pereira (secretário), instituída para investigar supostas irregularidades em licitações referentes à prestação de serviços de transportes envolvendo as empresas LBAK Pereira e Souza Transporte Ltda e Estrela Turismo Transporte e Locação Ltda, que atuam no ramo de transporte escolar e da rede pública de saúde, realizou a primeira reunião na manhã desta terça-feira (17/09), na oportunidade, os membros do grupo definiram as diretrizes da investigação.
CEI dos Transportes define agenda de trabalho em sua primeira reunião realizada nesta terça
CEI dos Transportes define agenda de trabalho em sua primeira reunião realizada nesta terça

De acordo com Fábio tatu, o primeiro passo da Comissão foi solicitar à Prefeitura, cópias de documentos sobre o assunto. “Vamos fazer o nosso trabalho, porque a população merece uma resposta. E o início é hoje. A Câmara, com essa CEI, tem como objetivo se inteirar dos fatos e obter informações oficiais sobre o que realmente está acontecendo com o transporte de alunos e pacientes do município”, declarou Fabio Tatu, presidente da CEI.
O vereador Vander Lopes que é o relator da CEI, declarou que todos os envolvidos serão investigados. “Definimos os primeiros passos que a CEI vai tomar, com calendário já pra essa semana. O objetivo é investigar sem fazer pré-julgamentos. Porém, a população Registrense, clama para que as investigações sejam conduzidas de forma célere, responsável e justa, com a consequente punição aos malversadores do dinheiro público”, afirmou.

OPERAÇÃO QUERELA FAJUTA

Em operação deflagrada no último dia 9, o Ministério Público de São Paulo, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu 10 mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Querela Fajuta. A operação decorre de investigação relativa às empresas LBAK Pereira e Souza Transporte Ltda e Estrela Turismo Transporte e Locação Ltda, que atuam no ramo de transporte escolar e da rede pública de saúde, tendo contrato com diversos municípios no Estado de São Paulo e inclusão da Prefeitura de Registro entre os municípios investigados.
Os crimes investigados pelo Gaeco são fraude a licitações; corrupção ativa; falsidade documental; lavagem de dinheiro e organização criminosa.
No curso das investigações apurou-se que estas duas empresas são geridas pelo mesmo grupo de pessoas e que participam de licitações em diversos municípios no Estado de São Paulo, sempre simulando disputas entre elas e outras empresas do mesmo ramo.
Vander Lopes ressaltou o compromisso em ser um fiscalizador, destacando o objetivo de esclarecer as dúvidas da sociedade. “Quando surgem duvidas, nós precisamos dar um respaldo e transparência para a população, através da CEI nós vamos investigar e avaliar passo a passo todo o trâmite”, declarou. “Vamos fazer essa fiscalização dos contratos de forma profunda, vamos fazer uma auditoria analítica de todos os contratos que essas empresas têm com o município de Registro”, completou o parlamentar.