Os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI), Vander Lopes (relator), Fábio Tatu (presidente) e Célio Pereira (secretário), instituída para investigar supostas irregularidades em licitações referentes à prestação de serviços de transportes envolvendo as empresas LBAK Pereira e Souza Transporte Ltda e Estrela Turismo Transporte e Locação Ltda, que atuam no ramo de transporte escolar e da rede pública de saúde, realizou a primeira reunião na manhã desta terça-feira (17/09), na oportunidade, os membros do grupo definiram as diretrizes da investigação.
![]() |
CEI dos Transportes define agenda de trabalho em sua primeira reunião realizada nesta terça |
De acordo com Fábio tatu, o primeiro passo da Comissão foi solicitar à Prefeitura, cópias de documentos sobre o assunto. “Vamos fazer o nosso trabalho, porque a população merece uma resposta. E o início é hoje. A Câmara, com essa CEI, tem como objetivo se inteirar dos fatos e obter informações oficiais sobre o que realmente está acontecendo com o transporte de alunos e pacientes do município”, declarou Fabio Tatu, presidente da CEI.
O vereador Vander Lopes que é o relator da CEI, declarou que todos os envolvidos serão investigados. “Definimos os primeiros passos que a CEI vai tomar, com calendário já pra essa semana. O objetivo é investigar sem fazer pré-julgamentos. Porém, a população Registrense, clama para que as investigações sejam conduzidas de forma célere, responsável e justa, com a consequente punição aos malversadores do dinheiro público”, afirmou.
OPERAÇÃO QUERELA FAJUTA
Em operação deflagrada no último dia 9, o Ministério Público de São Paulo, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu 10 mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Querela Fajuta. A operação decorre de investigação relativa às empresas LBAK Pereira e Souza Transporte Ltda e Estrela Turismo Transporte e Locação Ltda, que atuam no ramo de transporte escolar e da rede pública de saúde, tendo contrato com diversos municípios no Estado de São Paulo e inclusão da Prefeitura de Registro entre os municípios investigados.
Os crimes investigados pelo Gaeco são fraude a licitações; corrupção ativa; falsidade documental; lavagem de dinheiro e organização criminosa.
No curso das investigações apurou-se que estas duas empresas são geridas pelo mesmo grupo de pessoas e que participam de licitações em diversos municípios no Estado de São Paulo, sempre simulando disputas entre elas e outras empresas do mesmo ramo.
Vander Lopes ressaltou o compromisso em ser um fiscalizador, destacando o objetivo de esclarecer as dúvidas da sociedade. “Quando surgem duvidas, nós precisamos dar um respaldo e transparência para a população, através da CEI nós vamos investigar e avaliar passo a passo todo o trâmite”, declarou. “Vamos fazer essa fiscalização dos contratos de forma profunda, vamos fazer uma auditoria analítica de todos os contratos que essas empresas têm com o município de Registro”, completou o parlamentar.