Últimas Notícias

Alunos da Escola Professora Conceição Collaço participam de palestra sobre natureza, aves e turismo da região







Na manhã do último dia 20/09 (sexta-feira), 120 alunos da Escola Professora Conceição Collaço tiveram a oportunidade de desfrutar de uma enriquecedora palestra sobre as riquezas naturais da cidade de Na manhã do último dia 20/09 (sexta-feira), 120 alunos da Escola Professora Conceição Collaço tiveram a oportunidade de desfrutar de uma enriquecedora palestra sobre as riquezas naturais da cidade de Jacupiranga, preservação do meio ambiente, sobre as diversas aves locais e sobre o potencial turístico da cidade. O palestrante Duarte Dias, que é também proprietário da página Portal Vale do Ribeira e membro do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) Jacupiranga envolveu as crianças com diversas imagens de cliques maravilhosos que ele realiza por toda a região, deixando a palestra ainda mais atraente e envolvente.

Alunos da Escola Professora Conceição Collaço participam de palestra sobre natureza, aves e turismo da região


“Nós temos que passar para essa nova geração a importância da preservação do meio ambiente e que devemos viver em harmonia com a natureza para que haja equilíbrio. Sem contar a beleza exuberante que a natureza nos proporciona, ainda podemos fazer disso uma fonte de renda e potencializar o turismo em nosso município. Para mim foi muito gratificante fazer esse trabalho de apresentação nas escolas, onde podemos mostrar essa riqueza de biodiversidade que temos em nossa Jacupiranga”, destaca Duarte.

Alunos da Escola Professora Conceição Collaço participam de palestra sobre natureza, aves e turismo da região

Na oportunidade, esteve presente também o responsável pelo Setor de Promoção do Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Jacupiranga e 1º Secretário do COMTUR Jacupiranga, Gledson Rossetti.

“Em 2017 nos tornamos MIT (Município de Interesse Turístico) e com isso tem nos gerado oportunidade de obter recursos do DADETUR junto à Secretaria de Turismo para que possamos atuar de maneira mais forte o turismo em nosso município. Um exemplo disso é a construção da Casa do Artesão no centro da cidade, que teve início no mês agosto, e que está sendo feita com verba oriunda do DADETUR. A obra está sendo feita em um local estratégico no início da Rota das Cavernas, por onde passam aproximadamente 60 mil turistas por ano em direção às cavernas e circuito quilombola. Destaco ainda que o turismo hoje é visto como o principal segmento para o desenvolvimento do país nessa época de crise, e é o setor que vem mais crescendo e tendo investimentos para alavancar a economia. Jacupiranga e o Vale do Ribeira tem um potencial incrível, estando no coração da Mata Atlântica, tendo como vantagem poder ter uma economia forte e totalmente sustentável. Porém, para isso, é necessário mostrar para nossas crianças as riqueza que temos, aliado a isso uma união do Poder Público, da iniciativa privada e sociedade civil”, destaca Gledson.

Ambos foram recebidos pelo professor Elson Alves da Silva, diretor da escola, pela professora Ivanéia de Oliveira Ribeiro, vice-diretora e também pela professora de educação física e ex-integrante do COMTUR, Carolina Nunes.

A ação foi uma iniciativa do COMTUR Jacupiranga à convite da professora Carolina, que acompanha o trabalho de Duarte Dias na área de observação de aves, sendo que o mesmo já registrou mais de 200 espécies apenas na cidade de Jacupiranga.