Últimas Notícias

TCE divulgará dados inéditos sobre reprovações de contas das Prefeituras na região de Santos durante Ciclo de Debates







28/08/2019 – SÃO PAULO – Com uma população estimada em 432.957 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e um orçamento de quase R$ 3 bilhões, as contas municipais da região de Santos apresentaram, nos últimos três anos, uma tendência pela reprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP).
Roque Citadini presidente do TCESP
Roque Citadini presidente do TCESP

Em 2014, 6 (seis) Prefeituras tiveram as prestações de contas aprovadas e 5 (cinco) foram reprovadas. Dois anos depois, em 2016, apenas 2 (duas) cidades receberam o beneplácito da Corte, ao passo que o julgamento pela reprovação saltou para 9 (nove) administrações.

O levantamento é resultado de um estudo comparativo inédito feito pela Corte de Contas paulista entre 11 municípios da região de Santos (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santos e São Vicente).

Os dados completos, bem como a exposição dos principais motivos que ensejaram a emissão dos pareceres desfavoráveis por parte do Tribunal, serão apresentados na sexta-feira (30/8), em Santos, durante a décima sexta reunião do ‘Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais de 2019’, que é promovido, anualmente, pelo TCESP.

Com o encontro, o Tribunal de Contas tem o objetivo de orientar gestores públicos e lideranças regionais sobre boas práticas administrativas no sentido de promover melhorias nas gestões municipais. Durante a reunião, serão abordados temas relativos à aplicação de recursos, transparência, controle interno, acesso à informação, entre outros.

Até o mês de outubro serão realizados mais 6 (seis) encontros nos municípios que sediam as Unidades Regionais do TCE no interior e no litoral paulista.
A íntegra do calendário – com locais, datas e municípios que estarão representados – pode ser consultada por meio do link https://www4.tce.sp.gov.br/ciclo/eventos.

Serviço
23º Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Dirigentes Municipais
Dia 30/08/2019 – 10h00 – Santos
Local: Teatro Municipal Brás Cubas – Avenida Pinheiro Machado nº 48, bairro Vila Mathias
Mais informaçõesur20@tce.sp.gov.br