Últimas Notícias

Miracatu lança marca turística para fortalecer o setor no Vale do Ribeira





Iniciativa faz parte das ações do Plano de Turismo Integrado Regional, apoiado pelo Legado das Águas, e contou com votação popular para escolha

Miracatu lança marca turística para fortalecer o setor no Vale do Ribeira
Miracatu lança marca turística para fortalecer o setor no Vale do Ribeira

Miracatu ganhou marca turística para utilização nas estratégias de divulgação de turismo na cidade. Com participação da comunidade, poder público, representantes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) e empresários ligados ao setor, foi promovida a escolha da marca. A iniciativa faz parte das ações do Plano de Turismo Integrado Regional (PTIR), em parceria do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica, com as prefeituras.

O município escolheu entre três opções apresentadas pela Turismo 360 Consultoria, criadas por uma equipe de design a partir de conceitos captados em entrevistas lideranças e atores da comunidade, como historiadores, jornalistas, empresários e moradores.

“A escolha da marca turística é um momento importante no PTIR, que ajudará a incrementar as estratégias de divulgação e material promocional. Além disso, contribui para um sentimento de pertencimento, trazendo orgulho para os moradores, que enxergam os atrativos e potencial das cidades. Temos visto um movimento intenso, com abertura de empreendimentos e união em prol do desenvolvimento local”, afirma Daniela Gerdenits, Consultora Responsabilidade Social do Legado das Águas.

Inspirada no slogan “Encontre suas Raízes”, a marca de Miracatu tem como base as palavras-chave aventura, natureza, trilhas e águas, explorando as percepções de conexão com o meio ambiente, contato com a natureza e as cores das águas e da terra.

“A marca turística ficou muito bonita, remete à natureza. Pretendemos utilizá-la em materiais de divulgação como folders e cartões”, comenta a artesã Leila Alves, presidente da Banarte, de Miracatu.

Segundo ela, o apoio da consultoria, viabilizada a partir do PTIR e do apoio do Legado das águas, foi fundamental para a associação, que corria o risco de encerrar suas atividades no ano passado. “Recebemos dicas para utilização de mídias sociais, máquina de cartão e início de visitas guiadas. Isso ajudou a triplicarmos o faturamento. Esse suporte mudou o cenário. Vemos que todos na cidade estão com a cabeça mais aberta, valorizando as tradições regionais e animados com as possibilidades de crescimento”, conta.

A associação, que mantém viva a tradição local de artesanato feito com a fibra de bananeira, conta atualmente com 40 integrantes, que produzem cerca de 2.000 peças por mês e obtiveram conquistas relevantes neste ano.

Uma parceria com o designer Luciano Pinheiro possibilitou a exposição de peças em Portugal e o grupo vem se tornando conhecido a ponto de receber convite para promover oficina das técnicas com fibra de bananeira no Senac Registro, além de ter peças à venda em uma loja no Shopping Iguatemi São Paulo e em uma grande rede varejista especializada na venda de móveis e objetos de decoração, que disponibiliza pesos de porta, jogos americanos e descansos de panelas produzidos em Miracatu.

PTIR

Construído em 2017, o plano é um dos resultados do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), uma parceria entre o Legado das Águas, o Instituto Votorantim e o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) com os municípios onde a Reserva está inserida.

O PTIR apresenta uma série de ações necessárias ao desenvolvimento do turismo na região, dentre elas ações de promoção, qualificação e gestão,destacando o ecoturismo, turismo de aventura e de base comunitária, conectando a operação dos empreendimentos socioambientais do Legado das Águas à sua atuação social.

Além de apoiar a construção do planejamento, o Legado das Águas vem viabilizando a sua implementação, ou seja, apoiando a efetiva execução de ações de curto prazo nos territórios. Serão diversas ações até o fim do ano, como cursos de qualificação, viagens de benchmarking a locais que são referência em turismo, assessoria constante aos COMTURs e empresários ligados à cadeia turística.





Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.