Últimas Notícias

Espetáculo de rua “Terra abaixo, rio acima" será apresentado no Boqueirão Sul na sexta 09/08

O espetáculo de teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Ilha Comprida nesta sexta-feira, dia 9/8.








Ilha Comprida - O espetáculo de teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Ilha Comprida nesta sexta-feira, dia 9/8. A apresentação é gratuita e será no Boqueirão Sul, na Pousada Namastê, localizada na Avenida Intermares, às 20h. A peça é itinerante, com plateia e elenco caminhando juntos por cerca de 150 metros. Depois da apresentação, haverá bate-papo com o público. A programação é uma parceria com o Ponto de Cultura Caiçaras e o MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens.

Espetáculo de rua “Terra abaixo, rio acima" será apresentado no Boqueirão Sul na sexta 09/08
Espetáculo de rua “Terra abaixo, rio acima" será apresentado no Boqueirão Sul na sexta 09/08


 “Terra abaixo, Rio acima” é resultado de pesquisas da Cia. Cênica em sua região, o Noroeste Paulista. A peça inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira/SP, no Rio Paraná, concluída em 1978, como a lenda da Velha Barrageira, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul/SP. Em cena, o repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.

A personagem principal é inspirada em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga cidade de Rubineia/SP, inundada pelas águas do lago artificial da usina. Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.

A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica bebeu na fonte do realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário.

A circulação do espetáculo foi viabilizada pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. 

A circulação seguirá até o final de agosto e ao todo vai passar por 12 cidades. Neste fim de semana, o grupo também se apresenta sábado (10/8), às 17h, em Eldorado, no Quilombo São Pedro, e domingo (11/8), às 17h, em Peruíbe, no Espaço Cultural Quilombo Baobá de Male, dentro da Mostra de Teatro Cia. Fábrica.