Últimas Notícias

CONSAÚDE fecha semestre com números de atendimentos expressivos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua






O CONSAÚDE (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira e Litoral Sul), nos últimos cinco anos, promoveu uma série de adequações e uma reorganização na administração que resultaram em maior controle financeiro, uma gestão mais fortalecida e o atendimento em saúde com qualidade, com números de atendimentos expressivos.

CONSAÚDE fecha semestre com números de atendimentos expressivos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua
CONSAÚDE fecha semestre com números de atendimentos expressivos no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua

O CONSAÚDE administra o Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua (HRLB) e CEFORH (Centro de Formação de Recursos Humanos), de Pariquera-Açu e o Completo Ambulatorial Regional (CAR) e Laboratório Regional, em Registro. O HRLB é referência  regional em urgências e emergências traumatológicas ou clínicas nas mais variadas especialidades, como por exemplo traumato-ortopedia, neurologia/neurocirurgia, urologia, cirurgia vascular, obstetrícia, dentre outras. São 1.209 profissionais qualificados e dedicados à qualidade do atendimento em saúde.

O Pronto-Socorro do HRLB/CONSAÚDE atendeu, no primeiro semestre de 2019, uma média mensal de mais de quatro mil pacientes. No total, de janeiro a junho, foram atendidas 27.062 pessoas, um acréscimo de 12,76% com relação ao total previsto em contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/SP).

A Maternidade do HRLB/CONSAÚDE é credenciada pela Rede Cegonha, atendendo também a gestação de alto risco, contando com uma UTI Neonatal com sete leitos para receber os bebês que necessitam de cuidados intensivos; uma Ucinca (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru) com quatro leitos e uma Ucinco (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional) com sete leitos. As internações em obstetrícia somaram 1.195 no semestre. O total de partos realizados foi de 1.045, uma média mensal de 174.

O HRLB possui 161 leitos para internação. Por falar nisso, de janeiro a junho, as internações em clínica médica (912), obstetrícia (1.195) e pediatria (291) somaram 2.399, representando um acréscimo de 14,24% com relação ao contratado pela SES/SP.

As consultas médicas tiveram um registro total no semestre de 35.067 atendimentos, 8,73% a mais do que o previsto em contrato. Em atendimentos ambulatoriais, o registro foi de um total de 24.972 no semestre.

O HRLB/CONSAÚDE realizou um total de 112.998 exames laboratoriais, uma média mensal de 18.833.

No setor de Oncologia, foram realizadas 1.182 quimioterapias, um acréscimo de 31,33% do número contratado e 1.807 sessões de hormonioterapia, um aumento de 20,47% do contratado. No total de sessões no semestre, foram registradas 2.989 sessões.

O Hospital também realizou um total de 2.404 cirurgias de urgência e eletivas; no caso de cirurgias ambulatoriais, 1.009. Cirurgias por especialidade, no semestre, foram realizadas:

·         Cirurgia Geral, 540;
·         Ginecologia, 326;
·         Mastologia, 44;
·         Neurologia, 69;
·         Obstetrícia, 251;
·         Oncologia, 221;
·         Ortopedia, 258;
·         Urologia, 534;
·         Vascular, 161.

O HRLB/CONSAÚDE oferece ainda um transporte inter-hospitalar seguro com ambulâncias equipadas, uma UTI Móvel e profissionais capacitados. O Hospital atende um total de 19 especialidades médicas, recebendo pacientes dos 15 municípios pertencentes ao DRS XII de Registro (Departamento Regional de Saúde). As especialidades são: cardiologia, nutrologia, cirurgia geral, vascular, clínica médica, dermatologia, infectologia, hepatologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, nefrologia, neurologia, oncologia, proctologia, traumato-ortopedia, pediatria, neonatologia e urologia.

Cumprimento de metas e equilíbrio

O HRLB é uma unidade do Governo do Estado de São Paulo, administrada pelo CONSAÚDE, que mantém contrato com a Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital atende unicamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do Ribeira e a demanda da Rodovia Régis Bittencourt (BR 116), que liga os Estados de São Paulo e Paraná. Ou seja, ao HRLB, chegam pacientes de todo o país.

Em 2018, o HRLB/CONSAÚDE cumpriu na integralidade as metas pactuadas com a SES/SP e todos os indicadores de quantidade e qualidade propostos. Além disso, a atual gestão conquistou um equilíbrio financeiro, mantendo os compromissos e todas as certidões do Consórcio em dia.

O diretor-superintendente do CONSAÚDE, José Antonio Antosczezem, ressalta a importância da organização da gestão para o equilíbrio das contas e a manutenção do bom atendimento. “O HRLB é referência para o Vale do Ribeira e, mesmo diante de crises e dificuldades em todo o país, reforçamos nosso trabalho, buscando meios de honrar os compromissos e, principalmente, atender bem nossa população. Com responsabilidade e organização, o apoio dos funcionários, da diretoria do CONSAÚDE e dos prefeitos, a cada mês estamos conquistando melhores patamares”, disse.

O presidente do CONSAÚDE e prefeito de Iguape, Wilson Almeida Lima, destacou a união dos prefeitos e o apoio da SES/SP. “Digo sempre que o CONSAÚDE faz muito com pouco e faz muito melhor. É resultado de uma gestão transparente e comprometida. Contamos ainda com a união dos prefeitos e do apoio do Governo do Estado com novos investimentos e a continuidade das obras de reforma e ampliação do HRLB. Com isso, estamos vendo um futuro cada vez mais promissor e de crescimento para a saúde no Vale do Ribeira”, finalizou o presidente.