Últimas Notícias

Parceria entre Repsol Sinopec, Marinha do Brasil e Prefeitura forma pescadores profissionais







Ilha Comprida- Iniciado na segunda 24/06 na plataforma educativa do projeto Repsol Sinopec, o curso “Formação de Aquaviários Nível 1 (POP)”, em parceria com a Marinha do Brasil, prossegue até sexta 5/07, com a formação de 30 pescadores profissionais da Ilha Comprida, Iguape e Cananeia. 

Parceria entre Repsol Sinopec, Marinha do Brasil e Prefeitura forma pescadores profissionais
Parceria entre Repsol Sinopec, Marinha do Brasil e Prefeitura forma pescadores profissionais

Com o diploma do curso, os participantes ficam habilitados a tirar a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), exigida pela Marinha do Brasil para exercer a profissão de pescador.

O prefeito Geraldino Júnior destacou a importância da parceria para oferecer a oportunidade dos pescadores se adequarem à Legislação, adquirirem novos conhecimentos e trabalhar com segurança."Trata-se da valorização da profissão de pescador, muito importante para a região", afirmou.

O sargento da Marinha Fábio Pinheiro - supervisor do curso - explicou que o POP abrange diferentes temas para que os pescadores exerçam sua profissão com segurança e de acordo com as normais legais e ambientais. " A falta de conhecimentos básicos acarreta muitos acidentes em nossa região", afirmou. Além disso, a carteira é obrigatória para se exercer a profissão.

Para os pescadores, a aprendizagem tem sido fundamental , já que para frequentarem o curso, teriam que se deslocar a Santos e permanecer por lá cerca de um mês: "Aqui tem toda a estrutura e facilita para todos nós que precisamos do conhecimento", afirmou Gilson do Prado. "Sempre pesquei, mas não tinha essa parte teórica e prática. Tudo isso é muito importante", afirmou Reginaldo de Lima. O Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um projeto itinerante de educação para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras. O curso acontece em período integral. Para a seleção, os pescadores passaram por exames médico e de natação.