Últimas Notícias

Observação de astros e planetas é nova atividade de ecoturismo no Vale do Ribeira






Atividade noturna é a mais nova opção de ecoturismo no Legado das Águas

Observação de astros e planetas é nova atividade de ecoturismo no Vale do Ribeira
Observação de astros e planetas é nova atividade de ecoturismo no Vale do Ribeira

Você já teve a Via Láctea ao alcance dos olhos? Para proporcionar essa experiência é que o Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do país –, em parceria com o Grupo de Pesquisas e Ensino de Ciências, amplia o seu portfólio com atividades noturnas de astroturismo.

Para quem tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre o espaço e astronomia, o Astro Experience traz a possibilidade de observar planetas, berços estelares, estrelas mortas, aglomerados e outras galáxias com equipamentos de ponta, além de tirar dúvidas com especialistas da astronomia.

E por que o Legado das Águas é um destino ideal? Além de todo suporte para a atividade, os 31 mil hectares de floresta em alto grau de conservação possuem a altitude apropriada, céu livre de poluição e pouquíssimas luzes artificiais. É a combinação perfeita para “visitar as estrelas”.

A atividade foi inaugurada no dia 16 de julho com o Eclipse Lunar, sendo possível observar um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, e a segunda atividade de observação de astros ocorreu no dia 20 de julho. Além de fenômenos pontuais, como chuva de meteoros, eclipses ou passagem de cometas, a iniciativa é uma oportunidade para ver o que as cidades escondem com as luzes artificiais e poluição.

Vale lembrar que a cada estação do ano a experiência muda. Nesta época de inverno, a atividade permite conhecer a constelação de Escorpião, que é a mais visível. Enquanto na primavera é a de Pégaso, e no verão, Órion; sem contar a icônica constelação Cruzeiro do Sul, que no firmamento da América do Sul, é o destaque.

A experiência, porém, não é apenas para peritos em assuntos astronômicos. A atividade, disponível na loja do Legado, é enriquecida com trilhas, cachoeiras, passeio de barco, visita ao viveiro de plantas nativas, orquidário, telhado verde, entre outras: uma opção para fugir do agito dos centros urbanos e mergulhar os pulmões no ar puro da Mata Atlântica.


Serviço
Para saber novas datas da atividade, acesse o site loja.legadodasaguas.com.br, ou entre em contato pelo e-mail contato@legadodasaguas.com.br ou pelo WhatsApp: 11 97278-3855.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.