Últimas Notícias

Mosaic Fertilizantes formaliza apoio para projetos de Cajati escolhidos no Edital da Água

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, oficializou o apoio e gestão de repasses para duas iniciativas de Cajati que foram escolhidas no Edital da Água, realizado em parceria técnica com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).








Assinaturas dos termos de acordo foram feitas em cerimônias na cidade

Mosaic Fertilizantes formaliza apoio para projetos de Cajati escolhidos no Edital da Água
Mosaic Fertilizantes formaliza apoio para projetos de Cajati escolhidos no Edital da Água


Cajati, 18 de julho de 2019 – A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, oficializou o apoio e gestão de repasses para duas iniciativas de Cajati que foram escolhidas no Edital da Água, realizado em parceria técnica com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS).  

Os projetos estão entre os dez selecionados pela iniciativa, que tem o objetivo de apoiar organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior com ações voltadas à gestão e disponibilidade de água.

Um deles se refere ao desenvolvimento da aquicultura multitrófica – que é a produção de mais de um organismo aquático – para a eficiência do uso de água e produção de alimentos visando a sustentabilidade ambiental, econômica e social da cidade. Levi Machado, autor e coordenador do projeto, afirma que a ideia é possibilitar a utilização racional de recursos e processos circulares: “Nossos resultados proporcionaram uma redução de 25 vezes no volume de água gasto para a produção de 1 kg de peixe. Adicionalmente, a água apresentou melhor qualidade do sistema convencional e a produção foi diversificada com a planta que também possui valor agregado”.

O outro projeto premiado visa implementar o Programa Plantando Águas no Bairro Lavras, área de Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). O projeto tem quatro eixos: a implantação de tratamento de águas cinzas por meio de jardins filtrantes, a implantação de soluções para resíduos sólidos baseadas na reciclagem e compostagem, o monitoramento participativo que valide tecnologias sociais de saneamento em apoio à agricultura sustentável e educação ambiental. Roberto Resende, agrônomo e presidente da Iniciativa Verde, acredita que esta é uma oportunidade muito importante para a consolidação do projeto. “O Edital da Água compõe mais uma parceria entre a comunidade, organizações da sociedade civil e empresas, apoiando ações para o desenvolvimento sustentável”, diz.

Eles estão recebendo R$ 32 mil e R$ 52 mil cada para as implementações, que devem acontecer entre julho de 2019 e junho de 2020.

Juliano Godoy, gerente da unidade de Cajati, ressalta que os projetos refletem a busca do município por soluções inovadoras: “Acreditamos que as iniciativas trarão benefícios para a comunidade e para o meio ambiente. É muito importante empoderar os atores locais para que este avanço aconteça”. 

Para Mariana Aranha, diretora jurídica da Mosaic Fertilizantes, “o compromisso da empresa, ao incentivar projetos como estes é criar um legado positivo para a cidade, integrando diversos públicos com um objetivo comum”.

A Mosaic Fertilizantes é membro do Pacto Global Brasil e possui uma agenda de iniciativas de sustentabilidade alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

Sobre a Mosaic Fertilizantes
Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn