Últimas Notícias

Avaliação Externa do Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura visita a Rede Cananéia e organizações parceiras






Nos últimos dias 25 e 26 de junho, terça e quarta-feira, um representante da avaliação externa da Maleta Juventudes do Canal Futura, Davi Henrique Rodrigues, consultor da COMEA Comunicação e Avaliação, esteve em visita à Associação Rede Cananéia e algumas organizações parceiras na execução do Projeto Maleta Juventudes, visto que a avaliação interna, por meio de monitoramento telefônico, identificou as ações da Rede muito positivas e com uma abrangência acima do esperado, sendo o trabalho considerado um dos mais atuantes no que se refere à articulação.


Avaliação Externa do Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura visita a Rede Cananéia e organizações parceiras
Avaliação Externa do Projeto Maleta Juventudes do Canal Futura visita a Rede Cananéia e organizações parceiras

Na terça-feira, no período da manhã as atividades aconteceram junto à Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, onde o trabalho foi desenvolvido com gestores, professores e alunos que participaram das ações da Maleta; já no período da tarde a visita ocorreu na sede da Rede Cananéia, contando com a participação de 16 participantes do Projeto, entre membros da Rede, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Polícia Militar, CRAS – Centro de Referência em Assistência  Social e DER REG – Diretoria de Ensino da Região de Registro, sendo lideranças comunitárias, conselheiros tutelares, profissionais da educação, saúde, assistência social, psicologia, militar, educação inclusiva e jovens das mais diversas juventudes (caiçara, rural, LGBTQI+, com deficiência, etc.). Já na quarta, as ações da manhã ficaram junto ao CRAS de Cananéia e à tarde com o CRAS de Eldorado.

As reuniões focais serviram para avaliar o impacto do trabalho realizado com a Maleta Juventudes no território e compreender como o material pode ser utilizado nas suas mais diferentes esferas sociais.

Segundo Davi, “digo que foi uma experiência muito rica mesmo com o pouco tempo que tivemos aqui. Pessoas e iniciativas muito bacanas, cheias de afeto, atitude, acolhimento, vontade, curiosidade, interesse, autonomia, diversidade...Eu adorei conhecer os jovens, como os conheci. Minha posição nesta avaliação tem sido um privilégio, pois estou conhecendo um pouco mais destas juventudes. Temos um país tão lindo, tão cheio de potência e de resistência..Podem querem roubar os direitos que nossos antepassados suaram para conquistar...Mas nunca vão conseguir roubar a potência transformadora desta nossa juventude. Seria tão bom se eles se encontrassem mais. Jovens daqui, com jovens de lá, de outras bandas. Que lindo seria”.

O Projeto Maleta Juventudes, realizado pela Rede Cananéia, em parceria com o Canal Futura e organizações regionais foi, após dois anos, finalizado em junho último, com resultados positivos e além do esperado e do território pensado. No total foram 24 cidades atingidas, no Vale do Ribeira e Baixada Santista, com 33 organizações que receberam a Maleta Básica e formações, além de oficinas pontuais que ocorreram a várias mãos, chegando à Polícia Militar do Estado e à Secretaria de Estado da Educação.

Nosso agradecimento ao Canal Futura e à mobilizadora social Vanessa Pippinis, que nos deu asas para voarmos tão alto junto com as nossas diversas juventudes!