Últimas Notícias

Aplicativo que faz monitoramento do Rio Ribeira






O aplicativo Monitora foi criado para levar informações pluviométricas (Chuva) e fluviométricas (Rio) do Rio Ribeira, de maneira que facilite o acesso às informações. Neste momento o aplicativo se encontra em fase de teste aberto para que qualquer problema seja reportado e solucionado em uma futura atualização.

Aplicativo que faz  monitoramento do Rio Ribeira
Aplicativo que faz  monitoramento do Rio Ribeira


Quando as regiões a montante sofrem com a continuidade e intenso aumento da precipitação pluviométrica, os locais habitados são atingidos por vasta inundação, assim como o sistema viário, a infraestrutura urbana (água potável, esgoto, telefonia, energia elétrica, etc) colocando em risco a saúde e a segurança da comunidade. No total são 14 áreas frequentemente afetados, o poder público dispõe de vagas de abrigo para 400 famílias totalizando 4600 pessoas afetadas nessas inundações, isso somente no município de Registro-SP, tirando uma média pode-se considerar que em todo Vale do Ribeira mais de 20 mil pessoas são periodicamente afetadas e nenhuma solução eficiente de prevenção foi elaborada ou até o momento ninguém se manifestou a este assunto.

Aplicativo que faz  monitoramento do Rio Ribeira
Aplicativo "Monitora Ribeira"


Todas as informações exibidas pelo o aplicativo são fornecidas pelo servidor da Agência Nacional de Águas e pelo SAISP. Que são tratados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE/CTH/SIBH e DAEE-REGISTRO/BROM). Este aplicativo não substitui os serviços prestados pelo DAEE, Defesa Civil e a Prefeitura do seu Município.



Aplicativo que faz  monitoramento do Rio Ribeira
Aplicativo "Monitora Ribeira"
No momento está disponível para a versão Android, contudo a versão para iOS já está completa e aguardando um investimento para a liberação. Após o final do período teste, será lançada uma nova versão com mais funcionalidades entre elas um sistema de previsão de cheias, áreas afetadas, alertas via sms e boletins informativos.

A agência Octa é a responsável pelo o desenvolvimento deste projeto visando um benefício para a região, outros projetos estão em desenvolvimento incluindo para a segurança.