Últimas Notícias

AGROFLORESTAR e projetos patrocinados pela Petrobras plantarão cerca de 4.500 mudas de espécies ameaçadas em todo o Brasil






O Projeto Agroflorestar em conjunto a outros 14 projetos ambientais plantarão cerca de 4.500 mudas em várias regiões do país nesta quarta-feira, dia 17 de julho. 


AGROFLORESTAR e projetos patrocinados pela Petrobras  plantarão cerca de 4.500 mudas de espécies ameaçadas  em todo o Brasil
AGROFLORESTAR e projetos patrocinados pela Petrobras  plantarão cerca de 4.500 mudas de espécies ameaçadas  em todo o Brasil 


O Agroflorestar é responsável pelo plantio de 150 mudas de dez espécies nativas da Mata Atlântica, com destaque para a Palmeira-Juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada de extinção cujas sementes e frutos são alimentos para mais de 60 espécies, entre aves e mamíferos. 

O plantio será realizado em parceria com a comunidade indígena Guarani-Mbyá da aldeia Takuari Ty, localizada no bairro Acaraú, em Cananéia (SP). Essa iniciativa faz parte de uma ação coletiva, resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, a maioria da linha Florestas e Clima, patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-las. Por este motivo, o dia 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas e também o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”. Nesta data muitas ações práticas são realizadas para mostrar a importância de fazer algo para proteger as florestas.

Essa ação que envolverá crianças, jovens, universitários, comunidades tradicionais e povos indígenas pretende reforçar a importância da proteção das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. A ideia é aproximar as pessoas e a natureza disseminando conhecimentos sobre as espécies ameaçadas, a necessidade de recuperação e preservação dos recursos para as gerações futuras e também a utilização das plantas em várias atividades humanas como a alimentação, o uso medicinal, a produção de cosméticos, entre outros.

A ação conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima e #juntospelomeioambiente.


O projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira é realizado pela Cooperafloresta – Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo (SP) e Adrianópolis (PR) em parceria com cerca de 30 instituições governamentais e da sociedade civil, e fomenta a produção agroflorestal (com implantação e manejo de sistemas agroflorestais agroecológicos inspirados na natureza), a realização de pesquisas, cursos, oficinas, vivências e intercâmbios agroflorestais e atividades de educação ambiental, envolvendo comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e caiçaras, agricultores familiares e estudantes em mais de 15 municípios do Vale do Ribeira.


Entre os resultados já alcançados destacam-se assessoria técnica na implantação e manejo de sistemas agroflorestais envolvendo mais de 350 pessoas e abrangendo mais de 60 ha de agroflorestas; oficinas/intercâmbios com participação de 400 pessoas; oficinas/intercâmbios com participação de 400 pessoas; capacitações em cursos para mais de 650 pessoas; realização de estágios de vivência com mais de 120 pessoas; intercâmbios e atividades de visitas/vivências para 200 crianças e jovens e implantação de hortas agroflorestais junto com mais de 700 crianças e jovens, além da realização de palestras para mais de 1.800 pessoas. Entre estas e outras ações, o Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira já envolveu mais de 4.300 pessoas.

Conheça abaixo os projetos envolvidos nessa ação de proteção às florestas:


Serviço:
Projeto Agroflorestar: Vale do Ribeira
Realização: Cooperafloresta - Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis –SP/PR
Patrocínio: Petrobras - Programa Petrobras Socioambiental
Contato:
Cooperafloresta-Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis
Estrada SP 552/230, km 29,5 – Bairro Bela Vista
Barra do Turvo/SP
Fone: (15) 3577-1460