Últimas Notícias

Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas com a implantação do CITVALE







O lançamento oficial do Projeto Centro de Inovação Tecnológica aconteceu nesta terça-feira, 18 de junho.

Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas com a implantação do CITVALE
Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas com a implantação do CITVALE

O Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas, pois contará com um gigantesco empreendimento que oportunizará o desenvolvimento sustentável, econômico e social de toda a região que conta com expressivo capital intelectual e recursos naturais e turísticos que potencializarão a inovação, considerando as vocações identificadas no estudo de viabilidade da implantação do CITVALE. São elas: Alimentos, Saúde, Logística, Biomas, Bioeconomia, Agropecuária e Turismo 4.0, contando com o apoio da tecnologia da informação.


O anúncio se deu na noite desta terça-feira, 18/06, no auditório do SESC e contou com a presença dos idealizadores, parceiros, empreendedores e instituições. O processo teve início há mais de cinco anos e a cidade de Registro foi escolhida por estar numa condição estratégica geograficamente, por constar no Ranking de “As Melhores Cidades do Brasil” na classe de municípios de médio porte, por conceder benefícios às micro e pequenas empresas, por contar com Polo de Saúde, Núcleo Comercial, forte presença de investidores, Polo Educacional e ser referência em Assistência de Saúde.

Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas com a implantação do CITVALE
Vale do Ribeira será uma das regiões mais tecnológicas com a implantação do CITVALE

Para comportar esse empreendimento a Prefeitura de Registro, com aprovação unânime da Câmara Municipal, destinou uma área de 43 mil metros quadrados, que fica ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSP e da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP. “Apoiamos esta iniciativa porque vai mudar a realidade do Vale do Ribeira, vai reter, incentivar e apoiar os nossos talentos, vai gerar mais renda e riqueza, a região se desenvolverá de forma sustentável e, com isso,  melhorará significativamente a qualidade de vida das pessoas. O CITVALE representa uma plataforma de desenvolvimento e progresso e será um marco para todo o Vale do Ribeira”, celebrou o prefeito Gilson Fantin.

Para uma das idealizadoras do projeto, “com o empreendimento o Vale do Ribeira se transformará numa região de oportunidades  porque também gerará novos negócios e fortalecerá a cultura da inovação. O CITVALE será um espaço, com apoio do Poder Público, criado para estimular o desenvolvimento das instituições de ensino, empresas e pessoas, com base tecnológica e resultados de negócios, além de promover a integração, o conhecimento e a tecnologia”, destacou a professora do Instituto Federal (IFSP) – campus Registro, Ronise Suzuki de Oliveira.

O projeto arquitetônico  do CITVALE, desenvolvido pela Genos Engenharia e Consultoria Ambiental, é sustentável e oferecerá ambientes individuais e compartilhados que promoverão a socialização entre os empreendedores a exemplo do Coworking, um espaço com capacidade para 84 profissionais autônomos,  refeitório para 200 pessoas, auditório para 280 pessoas, laboratório, entre outros. A próxima etapa será captar recursos para a edificação do complexo tecnológico.

Ao término do evento, foram apresentados os membros que compõem o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ronise Suzuki de Oliveira (presidente), Arnaldo Martins dos Santos Junior (secretário executivo), Roberto Francelino da Silva, Élcio Rigante (in memoriam), Débora Goetz Aceto, Michelle R. dos Santos, Ricardo de Oliveira, Renato Junqueira, João Cury, Carlos Puzzi, Elza Soares, Dionísio Santana, Walter Augusto Varella, Robert Gabriel dos Anjos, Fábio Moises, Débora Rodrigues, Kleber de Morais, Viviane Ferreira, Rafael Rodrigues e Luiz da Rocha.

São parceiros do CITVALE: o Instituto Federal SP – Campus Registro, Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, CODIVAR – Consórcio de Municípios do Vale do Ribeira e Litoral Sul,  SEBRAE SP, ETEC Registro, SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, SESI/SENAI, SENAC Registro, Federal Invest, UNISEPE – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, CONSAÚDE – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira, APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e o DRS – Departamento Regional de Saúde de Registro-SP.

Também estiveram presentes na noite histórica o gerente adjunto do SESC, Ricardo Silvestre,  diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal, Adalton M. Ozaki, o presidente da Aciar, Daniel Muniz de Paula; presidente da Ação, Aurea Muller; presidente da Adefipa, Vera Lúcia Muller Bertolli; Milton de Mello, representando o prefeito de Pedro de Toledo; secretário Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Alberto Pereira Junior, coordenador da Unisep, Luiz Farias; Portal Registro Diário (Fagner Vieira), Portal da Cidade (Adilson Cabral), ex-secretária Municipal de Assistência Social, representando a Diretoria Regional de Ensino, Ademilda Suyama; diretor do CRECI/SP – Manoel Chicaoka;  o vice-prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa; Fundação ITESP, SENAI, SEBRAE, Grupo Boticário, Mundo Empreendedor, Krones, entre outros.