Últimas Notícias

Cães da raça Yorkshire têm predisposição genética a doenças de pele






Para atender as necessidades nutricionais e livrá-lo de doenças, é necessário se atentar à alimentação do animal



Cães da raça Yorkshire têm predisposição genética a doenças de pele3 de junho de 2019 – Os cães da raça Yorkshire Terrier são ativos, inteligentes, curiosos e apegados aos tutores. São pets que adoram receber atenção e brincar com a família. E de acordo com o médico veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, Marcello Machado, eles apresentam uma pelagem diferente, com pelos lisos e finos que não param de crescer. Isso torna a pele do pet mais suscetível a agressões externas.

“Outra característica marcante é a ausência de subpelo, tornando a pelagem menos densa em comparação a outras raças. Por isso, a escovação diária é recomendada, a fim de manter os pelos sem nós e a sua sensível pele protegida”, orienta.

Para a raça, devido à sua sensibilidade cutânea, dietas alimentares ricas em Ômega 3 são bastante desejáveis. “Estudos mostram eficácia desses ácidos graxos na diminuição dos processos inflamatórios na pele. O consumo regular e balanceado de Ômega 3 visa reduzir a inflamação, ajudando a aliviar os sintomas típicos de dermatite nos cães”, complementa Machado.

A raça também é passível a problemas dentários por ter sua mandíbula estreita. Isso permite pouco espaço entre os dentes, predispondo à formação do cálculo dentário. Não cuidado, o cão pode desenvolver a doença periodontal, que consiste na inflamação dos tecidos de proteção e sustentação do dente, conhecidos como periodonto, composto pela gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. “A causa principal para o desenvolvimento dessa doença é o acúmulo crônico da placa bacteriana nos dentes”, explica o médico veterinário.

Cuidados especiais na alimentação

Na hora de escolher a melhor ração para a raça é necessário que o tutor considere o seu alto nível de energia, optando por uma ração super premium que forneça a quantidade adequada de nutrientes e calorias. Como todo cão de raça miniatura, o yorkshire necessita de uma alimentação rica em proteínas de fontes nobres, que proporcionem alta digestibilidade e aproveitamento nutricional. Além disso, é fundamental escolher uma ração desenvolvida especialmente para a etapa da vida do animal, já que cada uma delas têm necessidades nutricionais diferentes.

Ao escolher a melhor ração para yorkshire, é importante considerar que a expectativa de vida da raça é de 12 a 15 anos, maior que dos animais de grande porte. Por isso, é importante que ele receba uma ração para cães pequenos, rica em antioxidantes naturais que contribuem com o fortalecimento das defesas naturais do organismo.

Equilíbrio Raças Específicas – Yorkshire:

Cada vez mais os tutores buscam por uma alimentação adequada e sob medida para o seu pet. Pensando nisto, a Equilíbrio, linha Super Premium da Total Alimentos, lança no mercado o produto Equilíbrio Raças Específicas - Yorkshire, formulado de acordo com as particularidades e necessidades da raça.

O produto é inovador no Brasil, já que é o primeiro que mescla partículas de alimentos completos de alta performance, com partículas liofilizadas de frango com alto nível de palatabilidade, adicionando muito sabor. Além disso eles são livres de transgênicos, glúten, corantes e aromatizantes artificiais.

O processo de liofilização ou freeze drying surgiu para atender as necessidades nutricionais dos astronautas. Ele consiste no congelamento do alimento, com posterior liofilização, processo feito a vácuo que faz com que a água passe do estado sólido diretamente para o gasoso, não passando pela fase líquida. Este é considerado um dos melhores métodos para preservar todo o valor nutricional do alimento, garantindo qualidade, segurança e sabor. 

Em testes realizados no Centro Global de Nutrição da empresa, Equilíbrio Raças Específicas atingiu 100% de aceitação pelos cães, inclusive braquicefálicos, comprovando a palatabilidade junto às raças pequenas e miniaturas, com paladar exigente.

Pensando na anatomia do Yorkshire, Equilíbrio tem partículas com formato especial, facilitando a apreensão do alimento pelo cão. Graças a textura e a forma desta partícula, a mastigação promove um efeito autolimpante através da abrasão do alimento diretamente no biofilme aderido ao dente. O biofilme é o precursor da formação do cálculo dentário.

Outros diferenciais da ração para Yorkshire:

Pelo brilhante e pele saudável: contém Ômegas 3 e 6 e minerais quelatados.

Saúde oral: auxilia na redução do tártaro.

Saúde intestinal: melhor absorção dos nutrientes, redução do volume e odor das fezes.

Equilíbrio Raças Específicas Yorkshire Terrier: Filhote 2 kg e Adulto 2 kg e 7,5 kg.