Últimas Notícias

Tempestade com chuva e granizo causaram prejuízos para Bananicultores no Vale do Ribeira








A tempestade de ventos e granizo que atingiu a região do Vale do Ribeira nesta última quinta-feira (30/05), causou prejuízos no Bairro Guarau no município de Jacupiranga.

 
Tempestade com chuva e granizo causaram prejuízos para Bananicultores no Vale do Ribeira
Tempestade com chuva e granizo causaram prejuízos para Bananicultores no Vale do Ribeira
"Foi atingido uma área aproximadamente 3,6 hectares de plantação de Bananas, onde perda da produção foi total devido agressividade da chuva com vento e granizo, estamos aguardando  o relatório final da CATI (Casa da Agricultura),  deve ser divulgado na próxima terça-feira, esperamos o governo do Estado e que todos os municípios da região possam atendidos nesse momento difícil, esperamos que as autoridades se sensibilizem com a situação do produtor que tem uma empresa a céu aberto, disse Jefferson Magário presidente da CONABAN (Confederação dos Bananicultores do Brasil)."

"Estou avaliando os estragos na fazenda da tormenta/ciclone de ontem. Em 15 Alqueires destruiu 90% do bananal, com vento e granizo. A perda de produção é muito grande e vai durar muitos meses até as plantas se recuperarem e podermos refazer drenagem, carreadores, o produtor perde e toda a região perde. Empregos serão penalizados, fornecedores deixarão de vender, toda cadeia vai sofrer. É de ficar triste saber que não temos apoio de governo nessa hora. As instituições só aparecem para exigir, obrigar e punir, sem nenhum equilíbrio com a realidade de quem quer produzir. Não há estímulo, apoio, incentivo, só obrigações e punições. É o desabafo de um produtor que quer fazer bem feito e se depara com a realidade do país; Dr Silvio Romao (Produtor Rural proprietário da Fazenda Univale atingida pela chuva de granizo ) "


Os Bananicultores esperam que o governo do estado libere com um crédito emergencial para essas áreas atingidas, para que os bananicultores possam se reerguer suas plantações, o governo do estado já fez isso em outras oportunidades.

Reunião da ABAVAR sobre os prejuízos causados pela chuva e granizo aos Bananicultores neste 30/05