Últimas Notícias

Senac Registro-SP oferece bolsas gratuitas para comunidade indígena e quilombola







O Senac Registro-SP promove em 8/5, às 10 horas, encontro com as lideranças étnicas do Vale do Ribeira. O objetivo é informar sobre o acesso às bolsas de estudo para cursos técnicos e livres que serão destinadas às comunidades indígenas e quilombolas.

Senac Registro-SP oferece bolsas gratuitas para comunidade indígena e quilombola
Senac Registro-SP oferece bolsas gratuitas para comunidade indígena e quilombola

O Vale do Ribeira é a região do Estado de São Paulo onde se encontra maior parte das comunidades, sendo: 66 quilombolas e 16 indígenas. De acordo com o Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, nesta região estão concentrados um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil abrigando comunidades tradicionais e locais, quilombolas, indígenas, caiçaras e agricultores familiares. Para Daniela Ianovali, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Registro, esses dados são a pura demonstração de que a forma de ocupação e uso do território contribuem para a sustentabilidade socioambiental da região.

“Ali construíram relações entre si e com o meio ambiente que se traduzem em bens socioculturais. As bolsas de estudos são uma forma de inclusão social destas comunidades que passaram por diferentes formas de preconceitos, dificuldades de locomoção e oportunidades de estudos. Pretende-se promover, assim, a capacitação profissional em busca da geração de renda e igualdade social”, conclui.

De acordo com Robert dos Anjos, gerente do Senac Registro, a iniciativa tem como propósito facilitar o acesso à educação profissionalizante e, consequentemente, contribuir para a inserção no mundo do trabalho e estimular o empreendedorismo. “A instituição demonstra sensibilidade em ampliar e facilitar efetivamente o acesso das comunidades indígenas e quilombolas que fazem parte da história e da cultura da nossa região. Estamos felizes por essa inciativa. ”

 O gerente explicou ainda que o encontro tem a finalidade de escutar as lideranças. “Queremos compreender as necessidades das comunidades, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a realização dos sonhos das pessoas por meio da educação profissional.”
Informações sobre o encontro na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.


Serviço:
Encontro com lideranças étnicas
Data: 8 de maio de 2019, às 10 horas
Local: Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida – Registro/SP
Fonte: Inventário cultural de quilombos do Vale do Ribeira. Eds. Andrade e Tatto, 2013.

Maio/2019