Saúde de Registro-SP realizou a Semana da Luta Antimanicomial
As atividades foram alusivas ao Dia Nacional que tem a data de 18 de maio como marco da mobilização por uma sociedade sem manicômios.
As atividades foram alusivas ao Dia Nacional que tem a data de 18 de maio como marco da mobilização por uma sociedade sem manicômios.
Saúde de Registro-SP realizou a Semana da Luta Antimanicomial |
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) promoveu, no período de 13 a 17 de maio, a Semana da Luta Antimanicomial. A Programação contou com debates, intervenções teatrais e musicais, atividades recreativas e congresso. Os municípios de Iguape e Cajati participaram do Sarau e a Passeata da Inclusão que seria realizada na tarde da sexta-feira, (17), foi cancelada devido ao mau tempo.
“O objetivo da Semana da Luta Antimanicomial foi de conscientizar a população sobre a importância de discutir a saúde mental em diversas frentes de cuidados, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo CAPS, no município”, explica o enfermeiro em Saúde Mental do CAPS Registro, Sttefano Juan Bomffim Merfa.
A data de 18 de Maio defende o fechamento dos hospitais psiquiátricos e a abertura de serviços substitutivos (como o próprio CAPS), que proporcionem atendimento humanizado, respeitando os direitos civis e a promoção da inclusão social que fortalece os laços familiares e comunitários, bem como contribui para a autonomia dos portadores de transtornos mentais.