Últimas Notícias

Registro-SP realiza Capacitação em Primeiros Socorros no ambiente escolar





A iniciativa qualificará cerca de 1.000 funcionários da  Rede Municipal e pode ajudar a salvar muitas vidas.

Registro-SP realiza Capacitação em Primeiros Socorros no ambiente escolar
Registro-SP realiza Capacitação em Primeiros Socorros no ambiente escolar


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o SENAC, deu início ao ciclo de “Capacitação em Serviço de Primeiros Socorros” em cumprimento à Lei Federal nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, que torna obrigatório treinamento com noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

As primeiras turmas compostas por Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores de Desenvolvimento Infantil e Professores de Creche, receberam o treinamento durante a manhã e tarde do dia 21/05, no auditório do SENAC. As palestras foram ministradas pelos professores enfermeiros: Felipe Kuczner, Thaís Cristina Guimarães Muniz e Luciano Rocha Inocêncio.

Na Secretaria Municipal de Educação, a orientação aconteceu na manhã dos dias 16 e 23 de maio. Participaram do curso: merendeiras, auxiliares de limpeza, atendentes escolares e secretários de Escolas Municipais de Educação Básica. As palestras foram ministradas pelo enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Aurélio Negri. O conteúdo abordado é sobre os métodos de desobstrução de avias áreas, manobra de Heimlich, ausência de pulso (ou Gasping), estudos de casos e  demonstração prática com simulados de um atendimento real. De acordo com o palestrante, “o segredo de todo o processo numa situação de emergência é a eficiência da manobra”.

Entende-se por Primeiros Socorros os procedimentos simples para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas às vítimas de acidentes ou mal súbito, até que o suporte médico especializado chegue ao local da ocorrência.

Lei Lucas -  homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP). O descumprimento da Lei está sujeito a penalidades e multa.

A capacitação tem novas datas: na tarde de 05/07 – para cuidadores de Creche e nos dias 08 e 28/08  e  12 e 26/09/2019, no período da manhã, na SME, para os grupos de apoio da Rede Municipal de Educação (merendeiras, auxiliares de limpeza, atendentes escolares). Todas serão conduzidas pelo  enfermeiro da SMS, Marco Aurélio Negri.