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Projeto Xadrez nas Escolas é implantado na rede municipal e estimula raciocínio lógico dos alunos







A lógica e o raciocínio sempre foram qualidades que as escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Juquiá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, buscam incentivar nos estudantes. 

Projeto Xadrez nas Escolas é implantado na rede municipal e estimula raciocínio lógico dos alunos
Projeto Xadrez nas Escolas é implantado na rede municipal e estimula raciocínio lógico dos alunos

O projeto xadrez teve início no ano passado nas escolas EMEF Profª Terezinha de Lordes Jaze e EMEF Profª Maria do Carmo Monteiro de Mello, com as professoras Nilza Alves de Lima e Janete Florindo.

Esse ano além de permanecer nessas escolas, o projeto foi ampliado e também está acontecendo nas escolas EMEF Profª Lydia Cortez de Aquino e EMEF Profª João Veiga Martins. Cada período de aula tem a sua turma constituída através de uma inscrição que é realizada na escola. São duas aulas semanais por turma e por ser uma atividade complementar, acontecem no horário contrário ao que o aluno estuda.

No momento há cerca de 80 participantes, número que está crescendo devido as novas inscrições a cada semana. Esse ano as aulas estão sendo ministradas pelas professoras Fernanda Inácia Dionísio e Laís Alves de Moraes, que tem mantido o empenho e a dedicação presentes nesse projeto desde que ele foi criado.

Segundo o Secretário de Educação Junior Cruz, o jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico e o nível de concentração dos estudantes, contribuindo para o aprendizado em sala de aula principalmente nos cálculos matemáticos. –“ Os alunos estão muito motivados, nossa expectativa é melhorar ainda mais os índices de aprendizado”, destacou o secretário.

Para o prefeito Renato Soares, o xadrez é um importante instrumento educativo, que acaba transcendendo o jogo em si, impulsionando a construção de um processo educativo na escola e também em casa. – “Visitei as escolas e pude ver de perto a interação dos alunos nas atividades que objetivam ajudar os alunos a se tornarem mais centrados, forçando-os a pensar e a atingir, por meio disso, um amadurecimento intelectual”, concluiu o prefeito.