Últimas Notícias

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é o único zoológico brasileiro internacionalmente Acreditado









Reconhecido por atender os mais altos padrões de bem-estar animal, conservação, educação ambiental, sustentabilidade e segurança estabelecidos pela Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários, o Parque das Aves, em Foz do Iguaçú, se tornou o primeiro e único zoológico do Brasil internacionalmente Acreditado.  

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, é o único zoológico brasileiro internacionalmente Acreditado



A certificação foi oficializada durante o 26º Congresso da Alpza (Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários), realizado em maio
no Buin Zoo, em Santiago, no Chile. O reconhecimento desta honraria se deve ao trabalho cuidadoso do parque em relação às aves, bem como aos seus visitantes e colaboradores.

A responsabilidade com a segurança e o ambiente representados por critérios relacionados à sustentabilidade, conservação, educação ambiental, dentre outros, demonstra que o parque atende aos padrões atuais de excelência que um zoológico deve ter. Desde 2016, o Parque das Aves voltou seus esforços para a proteção das espécies da Mata Atlântica, uma iniciativa que, pouco tempo depois, o levou à certificação.

“A Acreditação nos permitiu uma avaliação criteriosa de nossos processos de trabalho, buscando a otimização de nossas ações. No mais, a expertise através dos modelos estabelecidos pela Associação, bem como dos inspetores que nos avaliam, permite uma visão externa que contribui ainda mais para o aprimoramento do trabalho que realizamos, visando os mais altos padrões”, declarou a diretora técnica do Parque das Aves, Paloma Bosso. 

A diretora executiva da ALPZA, Alexandra Guerra, acrescentou que a Acreditação da ALPZA é um mecanismo que garante ao público que uma instituição atenda ou exceda os padrões estabelecidos. “Por meio desse processo, promovemos o reconhecimento profissional dos melhores zoológicos e aquários da América Latina, indicando que eles atendem aos padrões atuais do setor, através de uma avaliação imparcial que é realizada periodicamente por colegas profissionais. O Acreditado ALPZA ajuda a distinguir instituições zoológicas que trabalham sob altos padrões nas áreas de Segurança, Bem-Estar Animal, Educação, Conservação e Sustentabilidade. A ALPZA orgulha-se e felicita o Parque das Aves pela obtenção deste reconhecimento”, comentou Alexandra.

O Parque das Aves, inserido na Floresta do Iguaçu, é a única instituição do mundo voltada à conservação de aves da Mata Atlântica. Em atuação há 25 anos, seus 16 hectares de mata restaurada, as 1400 aves de 140 espécies diferentes, os três viveiros de imersão e o borboletário, contam com a colaboração de 230 funcionários. O objetivo principal do parque é criar um impacto positivo para as aves da Mata Atlântica, principalmente as 120 espécies e subespécies ameaçadas de extinção. O local recebe 830 mil visitantes por ano, sendo o segundo maior atrativo de Foz do Iguaçu, depois das Cataratas.