Últimas Notícias

Mata Atlântica paulista recebe nova rota de aventura de Mountain bike






A rota, que será lançada durante workshop de bicicleta, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação

Mata Atlântica paulista recebe nova rota de aventura de mountain bike
Mata Atlântica paulista recebe nova rota de aventura de Mountain bike


O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, inaugura, no dia 25 de maio, uma nova opção de esporte de aventura para praticantes de Mountain bike. A rota com cerca de 40 quilômetros em meio à floresta, possuí visuais deslumbrantes, típicos de mata em alto grau de conservação.  O lançamento faz parte da programação do “I Workshop Rota Legado das Águas: Bicicleta, Aventura e Natureza”, que ocorrerá no mesmo dia, na sede da Reserva, localizada em Miracatu (SP), com roda de conversa e palestra com profissionais amantes de bicicleta.

A nova rota terá percurso intenso, contemplativo e percorre trajetos com ganho de elevação com mais de 2.000 metros em estrada de terra/chão batido. Devido à altimetria elevada, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação, sendo classificado como percurso de nível médio/intermediário de dificuldade.

“A rota no Legado das Águas oferece tudo o que o ciclista procura: aventura e segurança. Um pedal em uma floresta conservada, em área privada, com respeito à natureza e aos seres que ali vivem e a oportunidade de vivenciar uma mata densa e conservada de Mata Atlântica. É o local ideal para todos os tipos de pedais, desde treinos até os de contemplação”, explica William Mendes, gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas.

O lançamento da rota faz parte do “I Workshop Rota Legado das Águas: Bicicleta, Aventura e Natureza”. Além do pedal inaugural, os participantes terão acesso à toda programação do evento. O workshop, com ingressos à venda em loja.legadodasaguas.com.br, acontece durante o dia todo, começando com um bate papo entre os palestrantes acerca do tema “Bicicleta, Aventura e Natureza”. O objetivo é dialogar sobre as perspectivas e a influência do ciclismo no cotidiano.

Para dividir as experiências, o Legado das Águas convidou Therbio Felipe, que além de cicloturista reconhecido no país e na América do Sul, foi editor executivo de uma revista especializada em bicicleta por sete anos, publicando neste período mais de 390 matérias sobre o universo das bicicletas. Atualmente, é um dos CEOs da plataforma Ciclotur Experience; Arthur Simões que realizou o projeto “Pedal na Estrada: uma volta ao mundo de bicicleta”, percorrendo sozinho 46 países, em cinco continentes. Voltou ao Brasil em 2009 após três anos e dois meses de viagem, e lançou o livro “O Mundo ao Lado” com os momentos mais marcantes de sua viagem; e Vanessa Bressane, corretora de seguro, ciclista urbana que abandonou o carro e vai de bike para o trabalho na quarta maior metrópole do mundo, São Paulo. Ela contará as curiosidades e desafios no mundo em cima da bicicleta. A roda de conversa será mediada pelo gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, William Mendes.

O evento também contará com a presença da Shimano. Um profissional da marca japonesa ministrará palestra sobre a tecnologia como aliada à evolução das bicicletas, fazendo referência à nova tendência mundial das e-bikes, conhecidas também como bicicleta elétricas assistidas. Além da palestra, a Shimano oferecerá duas e-bikes para experimentação dos participantes.

Após as rodas de conversa e almoço, o evento segue com atividades ao ar livre. A primeira será a Trilha do Poço do Cambuci, uma das atrações de ecoturismo na Reserva. O trajeto, feito a pé em uma trilha suspensa, conta com visual de Mata Atlântica fechada, sendo possível avistar rastros de antas e outros animais, orquídeas e várias outras espécies da flora nativa.

O pedal inaugural é logo em seguida. Os ciclistas conhecerão parte da nova rota, com parada especial na entrada da trilha da Copaíba - Mirante do Sinal, que presenteia aqueles que se aventurarem a percorrê-la com uma vista panorâmica da floresta. Entre trechos a pé e de bike, o roteiro tem aproximadamente 15 quilômetros. A programação termina com o retorno para base da Reserva e um café de encerramento.

  • Serviço


Para participar do evento, basta acessar o link loja.legadodasaguas.com.br e adquirir o ingresso para o evento. Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.

  • Programação


8h30 - Café da manhã
9h - Briefing das atividades do dia
9h30 às 11h30 – Palestras e roda de conversa
12h00 – Almoço
13h – Trilha do Poço do Cambuci (2 km ida e volta)
14h30 Pedal até a entrada da Trilha da Copaíba – Mirante do Sinal (13 km ida e volta)
16h30 – Café e encerramento na Base

  • Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.