Últimas Notícias

Jato da Embraer faz primeira travessia transatlântica movido a biocombustível





A nova aeronave da Embraer, Praetor 600, realizou seu primeiro voo sobre o oceano Atlântico abastecida por biocombustível. O jato partiu do aeroporto de Teterboro, próximo a Nova York, nos Estados Unidos, com destino a Farnborough, nas proximidades de Londres, Inglaterra.

Jato da Embraer faz primeira travessia transatlântica movido a biocombustível
(imagem facebook Embraer)

Para a viagem de mais de 5 mil quilômetros o Praetor 600 necessitou de mais de 6.800 quilos de combustível, dos quais 1.361 foram biocombustível do tipo SAJF (do inglês, Sustainable Alternative Jet Fuel).

Antes do destino britânico, o novo modelo da Embraer iniciou sua jornada no Brasil, no dia 8 de maio, partindo do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, numa viagem de quase 7 mil quilômetros até Fort Lauderdale, na Flórida, EstadosUnidos. Este foi o voo mais longo realizado pela aeronave.

O motivo da viagem  ao continente europeu foi a participação da Embraer em importantes feiras de aviação que acontecem na Inglaterra e na Suíça. O modelo Praetor 600 foi exibido no evento sobre biocombustível “Fueling the Future” (“Abastecendo o Futuro”), no aeroporto de Farnborough, em Hampshire, no dia 18 de maio. Em seguida partiu para Genebra, na Suíça, para participar da European Business Aviation Conference and Exhibition (EBACE), convenção europeia de aviação executiva, que ocorreu entre 21 e 23 de maio.

Além das aeronaves Praetor 500 e Praetor 600, a Embraer apresentou na EBACE o Phenom 100EV, Phenom 300E, Legacy 650E e o Lineage 1000E. Todos os modelos chegaram à convenção abastecidos com biocombustível SAJF.

Os novos jatos executivos da Embraer, Praetor 500 e Praetor 600, são de porte médio e foram lançados em outubro de 2018. A empresa aeroespacial global sediada no Brasil completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A companhia é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.