Últimas Notícias

Sesary Roberto de Oliveira, um artista completo









O Vale do Ribeira sempre foi um efervescente celeiro de artistas: músicos, cantores, compositores, pintores, escritores, etc.

Sesary Roberto de Oliveira, um artista completo
Sesary Roberto de Oliveira


Agora, imagine o leitor um artista polivalente, que compõe músicas, toca harpa, violão e mais de uma dezena de instrumentos musicais, além de desenhista, chargista e agitador cultural.


Sesary Roberto de Oliveira nasceu em Registro (SP) no dia 14 de janeiro de 1950, filho do projetista e construtor João Nunes de Oliveira e da organista Esmeralda Braz de Oliveira. É neto do engenheiro espanhol Demaré, projetista e construtor do KKKK (Kagai Kogyo Kabushiki Kaisha), onde funciona hoje o SESC, em Registro.

O menino Sesary começou na música aos 7 anos tocando gaita de boca; aos 12 anos, violão; aos 16 anos, foi baixista, guitarrista e baterista de algumas bandas de baile em Registro e região.

Aos 18 anos, aprendeu teclado e tocou em muitos casamentos. Em seguida, aprendeu a tocar bandolim, cavaquinho, violino, acordeon e, depois de casado, já com três filhos, aprendeu a tocar harpa paraguaia e viola caipira.

Atualmente, Sesary toca nada menos do que quatorze instrumentos, sem nunca ter  frequentado conservatório musical.

Já tocou com alguns artistas famosos, tais como Edith Veiga, Ronnie Cord, Roberto Leal, Barros de Alencar, Deny e Dino, ex-baixista do cantor Jair Rodrigues, ex-tecladista da cantora Gal Costa, etc.

Compositor, quando estudante, venceu festivais de música em escolas. Venceu também várias rodas de violeiros em Registro, Cajati, Cerquilho e Barretos.

Com a harpa já se apresentou em várias cidades do Vale do Ribeira, Santos, São Sebastião, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Curitiba (PR), Itapoá (SC), TV Cultura/SP, TV Globo/Uberaba/MG.

Aos 10 anos, iniciou-se na área do desenho e pintura de tela. Já desenhou charges para todos os jornais da região do Vale do Ribeira, inclusive A Tribuna, de Santos, e Tribuna de Iguape, da qual sou editor.
Sesary Roberto de Oliveira, um artista completo

É criador de centenas de logomarcas para empresas. Foi o criador do desenho da calçada padrão da cidade de Registro, em 1977.

Funcionário aposentado da Sabesp onde foi projetista por 34 anos, e na assessoria de imprensa por três anos. Ainda na Sabesp, foi duas vezes vencedor de concurso interno para criação do logo da Olimpíada Geral da Associação Sabesp, em todo o Estado.

Após se aposentar em 2010, Sesary desenhou para o blog e site da famosa top model Gisele Bündchen, criando a série Galerinha do Bem.

Hoje, Sesary toca harpa voluntariamente em hospitais, como o Hospital São João (Registro), Hospital Regional (Pariquera-Açu), Hospital Albert Einstein e Hospital Infantil do Câncer em São Paulo, além de vários asilos.

Este é Sesary Roberto de Oliveira, artista polivalente, orgulho do Vale do Ribeira.

ROBERTO FORTES
ROBERTO FORTES, historiador e jornalista, é licenciado em Letras e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.  E-mail: robertofortes@uol.com.br





(Direitos Reservados. O Autor autoriza a transcrição total ou parcial deste texto com a devida citação dos créditos).