Últimas Notícias

Senac Registro-SP promove a 4ª Semana Senac de Leitura








Programação conta com atividades gratuitas e Feira de Troca de Livros e Gibis

Senac Registro-SP promove a 4ª Semana Senac de Leitura
Senac Registro-SP promove a 4ª Semana Senac de Leitura


Sob o tema Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas, o Senac São Paulo promove a 4ª Semana Senac de Leitura, em 60 unidades da rede em todo estado. A ação ocorre de 22 a 27 de abril e contribui com a assiduidade à leitura de adolescentes e adultos. A programação inclui encontros com autores, rodas de conversas, palestras e a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis.

A proposta desta edição da Semana Senac de Leitura é dar visibilidade à produção literária feminina, ainda com pouca representatividade no âmbito nacional. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), intitulada A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo, 70% da produção brasileira no segmento são de homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo. “O que eu leio e o que eu compreendo podem me transformar e a escola deve contribuir com isso, com espaços de discussão, com estímulo ao pensamento crítico e criando lugares do ouvir, falar e compartilhar”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, gestora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

Um dos principais eventos da programação é a palestra de abertura com as escritoras Maria Vilani (mãe do cantor, rapper e compositor Criolo), Jarid Arraes e Goimar Dantas, com a mediação de Bel Santos Mayer, coordenadora de projetos de fomento à leitura, no dia 22/4, das 15 horas às 17h30, no Edifício Sede do Senac – Salão Nobre (Rua Dr. Vila Nova, 228 - Vila Buarque). Haverá transmissão simultânea para todas as unidades participantes da ação. Para acompanhar, acesse o Facebookdo Senac São Paulo no dia e horário de realização da mesa-redonda.


Programação Senac Registro-SP

A cerimônia de abertura do evento, que acontecerá em São Paulo, será transmitida ao vivo, no dia 22/4, segunda-feira, das 15 às 17h30, no auditório do Senac Registro. Também no dia 22/4, das 20 às 21h30, exibição do filme De Onde Eu te Vejo, com Denise Fraga e Domingos Montagner. Na terça-feira, 23/4, a escritora e filósofa Maria Vilani realiza um encontro com o tema Mulheres que Transformam Vidas. Na quarta-feira, 24/4, a unidade promove oficina para confecção de marca páginas, com Amanda Rafaela, idealizadora do projeto literário Esse Eu Li, das 15 às 16 horas, que também participa de uma roda de conversa com o tema Mulheres na Escrita, das 19 às 20 horas. Na quinta-feira, 25/4, das 9 às 10 horas, acontece o encontro com a autora Ana Clara Muniz, escritora dos livros Sou Coração em Excesso e Elas são de Marte. No dia 26/4, sexta-feira, o artista urbano Augusto Dimg participa do Sarau do Estudante, das 19 horas às 20h15. A Semana Senac de Leitura conta, também, com a Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida pela instituição há mais de 10 anos. O horário para as trocas é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas.

Para conferir a programação completa, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura. Vagas limitadas.


Edições anteriores
Em três edições, o projeto já atraiu mais de 70 mil pessoas, que participaram de diversos eventos. Em 2016, as unidades organizaram ações dentro do universo da leitura e educação em parceria com o Instituto Rubem Alves. Nos anos seguintes, as atividades foram realizadas com base nos temas literatura fantásticas e HQ´s (2017) e livros que viraram filmes e séries (2018). A tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis, promovida há mais de 15 anos na rede, passou a fazer parte da Semana Senac de Leitura por estar alinhada à proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos.

Serviço:
4ª Semana Senac de Leitura
Tema: Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas
Data: 22 a 27 de abril de 2019

Programação Senac Registro
Exibição do filme: De Onde Eu Te Vejo
Data: 22 de abril de 2019, das 20 horas às 21h30

Encontro: Mulheres que Transformam Vidas
Data: 23 de abril de 2019, das 14 às 17 horas

Oficina: Confecção de Marca Páginas
Data: 24 de abril de 2019, das 15 às 16 horas

Roda de conversa: Mulheres na Escrita
Data: 24 de abril de 2019, das 19 às 20 horas

Encontro com a Autora
Data: 25 de abril de 2019, das 9 às 10 horas

Apresentação: Sarau do Estudante
Data: 26 de abril de 2019, das 19 horas às 20h15


Local: Senac Registro
Endereço: Rua Teiti Koki, 105 - Vila Florida – Registro-SP
Participação gratuita
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura