Últimas Notícias

Hospital Regional de Registro-SP passa a ofertar novos exames






Unidade amplia exames para prevenção e diagnóstico de doenças cardíacas, beneficiando moradores de todo o Vale do Ribeira


Hospital Regional de Registro-SP passa a ofertar novos exames
Hospital Regional de Registro-SP passa a ofertar novos exames




Seguindo seu cronograma de ampliação de oferta de atendimentos, o Hospital Regional de Registro (HRR) disponibiliza, via Sistema de Regulação do Estado (CROSS), desde o último mês de março, exames de MAPA (monitoração ambulatorial da pressão arterial), Holter e Teste Ergométrico, importantes para diagnóstico de doenças cardíacas.




A disponibilidade de exames é mais uma opção de atendimento para aproximadamente 400 mil moradores do Vale do Ribeira e Litoral Sul do Estado. Além da nova oferta de exames, o HRR já atende demanda externa de Ressonância Magnética, Eletrocardiograma, Cateterismo, Endoscopia e Colonoscopia. "Temos atendido muitos casos de urgência, que necessitam de uma ação rápida e eficaz para desobstruir vasos sanguíneos. E agora, os pacientes do Vale do Ribeira não precisam mais se deslocar para outras regiões para fazer o cateterismo”, explica o diretor técnico do HRR, Dr. Antonio Maurício Matsuda.




Para a realização do exame, um fino cateter é inserido na circulação, geralmente em uma artéria da perna ou punho, e vai até o coração para examinar a circulação das coronárias ou avaliar arritmias. Além do cateterismo, o hospital oferece o eletrocardiograma, muito utilizado para detectar arritmias, taquicardias ou bradicardias.




Ainda nesse semestre, o HRR também vai oferecer outros exames, como o eletroencefalograma (ECG), que analisa a atividade elétrica cerebral, e a eletroneuromiografia para estudo das patologias neuromusculares periféricas.




Aos pacientes que passam por consulta ou estão internados, o HRR disponibiliza os exames de tomografia, ultrassom, raio-x, e ecocardiografia, além de exames laboratoriais e anátomo patológicos. "Quem precisa de uma avaliação cirúrgica, além de consultar com o especialista, também passa pelo anestesista e realiza os exames necessários no hospital, geralmente no mesmo dia", ressalta o Dr. Matsuda. 



Sobre o HRR

O Hospital Regional de Registro foi construído pelo Governo do Estado através do Programa "Saúde em Ação", da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria inédita com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o HRR é voltado aos casos de média e alta complexidade, com atendimento referenciado, regulado pela Central de Regulação de Serviços de Saúde (CROSS) do Estado de São Paulo.




Funcionando desde 29 de agosto do ano passado, o HRR segue um cronograma de ampliação da assistência. Com cinco salas de cirurgia, leitos de Hospital Dia e UTI adulto e pediátrica, o Hospital está atendendo nas especialidades de anestesiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, neurocirurgia/neurologia, ortopedia clínica e cirúrgica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia e bucomaxilo facial.