Últimas Notícias

Turismo brasileiro revela aumento significativo

O turismo é uma importante fonte de receita brasileira e, como sabemos, ao longo dos anos, o Brasil tem reforçado o seu lugar entre os países que mais se dedica a este setor.





O turismo é uma importante fonte de receita brasileira e, como sabemos, ao longo dos anos, o Brasil tem reforçado o seu lugar entre os países que mais se dedica a este setor. 


Turismo brasileiro revela aumento significativo
Turismo brasileiro revela aumento significativo



Tratando-se da 10ª maior indústria turística de todo o mundo, o Brasil conquistou, no passado ano de 2018 – segundo revelam fontes oficiais do Banco Central – mais um ano de saldo positivo no que diz respeito a este setor. 

Este ano, devido a um aumento da receita cambial na ordem dos 1,86%, o Brasil conseguiu que fosse reduzido o déficit da balança comercial, equilibrando os valores entre os gastos realizados com o turismo e os ganhos provenientes da receita do mesmo. 

O aumento sentido ao longo do ano 2018 está fortemente ancorado na aposta do país no setor turístico mas, ainda assim, este não é o único fator a contribuir para o sucesso do turismo no Brasil. 
Com paisagens paradisíacas e alguns dos locais mais emblemáticos do mundo, o Brasil conta com o apoio de muitos influencers da mídia social, já que essas personalidades publicam, nos seus perfis das redes sociais, fotografias que apresentam algumas das cidades brasileiras como locais “in” e que devem contar da lista de viagens a realizar. 

O papel das redes sociais na conquista de valores melhores no turismo brasileiro e internacional é, sem dúvida, um aspeto a considerar no momento de analisar as estatísticas turísticas. Na verdade, muitos estudos têm, já pesquisado sobre o papel desta nova mídia na escolha dos destinos de viagem. 



Mídia social e escolha do Brasil como destino turístico


Provavelmente, há alguns anos, se perguntássemos ao público mais jovem quais as razões que os levaram a escolher um determinado destino de viagem, as atrações turísticas do local em questão seriam um dos primeiros aspetos salientados. Uma pesquisa realizada pela Schofields sobre a relação dos millennials com as viagens revelou que, atualmente, este é um dos fatores que os jovens menos valorizam. 

Constantemente conectados, estes jovens seguem hoje a dinâmica de um mundo tecnológico, onde o papel das redes sociais é maior do que gostamos de admitir. Algumas das redes mais conceituadas, como o Twitter, o Facebook, o Snapchat ou o Instagram já não servem apenas para mostrar acontecimentos. Hoje, tornam-se a motivação para as escolhas quotidianas que são feitas e, neste sentido, também para a escolha dos destinos de viagem mais cobiçados. Assim, o papel dos influencers digitais é cada vez maior e pode realmente alterar as dinâmicas turísticas e comerciais. 

Segundo o estudo realizado pela Schofields, a fotografia perfeita no local perfeito é uma das motivações dos jovens dos nossos tempos. Antes de escolherem o seu destino, estes têm principalmente em consideração o Instagram. Para este, desejam as fotos mais cobiçadas, que conquistem mais likes e claro, onde possam colocar as 
melhores legendas para o Instagram. Este fator, segundo o estudo realizado, é um dos principais elementos considerados por cerca de 40% dos jovens millennials. 

Não é estranho, por isso que o Brasil e algumas das suas praias paradisíacas, o Pão de Açúcar ou o Cristo Rei possam atrair turistas desta geração, que se preocupa mais com a estética fotográfica e faz da mesma o objetivo primordial da viagem. 

As novas dinâmicas do turismo brasileiro e mundial


À medida que o mundo se adapta à geração digital, as dinâmicas alteram-se e, enquanto alguns mercados
perdema sua vantagem; outros encontram-se em claro crescimento. 
O turismo internacional tem sido positivamente afetado com as mudanças tecnológicas e, em 2018, este sofreu um crescimento na ordem dos 3,9% do PIB, o que equivale a um crescimento económico na ordem dos 8,8 triliões de dólares americanos. Esta atividade gera, hoje, uma percentagem significativa de emprego no mundo, tendo gerado mais de 300 milhões postos de trabalho ao longo dos últimos 5 anos. Desta forma, a indústria turística representa 10,4% das atividades internacionais. A verdade é que, à exceção da manufatura, o turismo é o mercado com maior crescimento nos últimos anos. 
No Brasil, os números obtidos em 2018 colocam o turismo como uma importante fonte de receita para a economia nacional. Com um crescimento na ordem dos 3,1% do PIB, este mercado fornece 7,5% dos postos de emprego no país e ocupa uma posição de destaque internacional entre os países onde turismo mais impacta na economia. 
A criação de postos de trabalho, o contributo financeiro e o valor da interculturalidade são alguns dos fatores que fazem com que o turismo seja, para o Brasil, um mercado no qual vale a pena apostar. 
Vale a pena recordar, no entanto que, além da aposta sucessiva do estado neste setor económico, também o
papeldas redes sociais e dos seus influencers tem sido fulcral para garantir o crescimento do turismo e, assim, o crescimento da economia brasileira.