Últimas Notícias

Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP







A Unesp de Registro-SP disponibiliza, desde meados de 2017, serviços de análises químicas em amostras de solo e de tecido vegetal para fins de avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas e frutos. 

Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP
Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP


O objetivo é atuar em pesquisas que auxiliem a elucidar a fisiologia dos vegetais e prestar serviços para produtores rurais e para a comunidade do Vale do Ribeira em geral.

Segundo o professor Danilo Eduardo Rozane, que ao lado da professora Juliana Domingues Lima coordena o Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal, o diagnóstico da fertilidade do solo e do estado nutricional das plantas é um dos pilares da Agronomia. O gerenciamento dos recursos do laboratório é realizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF), vinculada à Unesp. Para obter mais informações sobre serviços prestados e análises executadas pelo laboratório de Registro, acesse a sua página na Internet: www.unespdiagnose.com.br.

Situado no campus da Unesp de Registro-SP, a instalação do laboratório recebeu recursos da Fapesp, CNPq, de sócios da Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (ABAVAR) e do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), tornando-se o único laboratório da região com certificação de qualidade para as análises químicas em amostras de solo e de tecido vegetal, que são uteis, por exemplo, na avaliação da fertilidade do solo e do estado nutricional de plantas. 

“Esta certificação é de suma importância para laboratórios dessa natureza, pois os resultados implicam em tomadas de decisão por parte dos produtores rurais para compra de fertilizantes e corretivos de solo. Insumos como esses representam de 40 a 60% dos custos de produção agrícola”, explica o professor Rozane. Neste sentido, o docente destaca que, ao mesmo tempo em que colabora com o desenvolvimento da pesquisa na unidade de Registro, a estrutura do laboratório ajuda técnicos e produtores rurais na tomada de decisões com respeito a adubação ou ao manejo de culturas à adequada sustentabilidade, por exemplo.

“Dessa forma, o laboratório também ajuda a minimizar aplicações errôneas que possam comprometer recursos ambientais, causando um impacto positivo também na preservação do meio ambiente da região do Vale do Ribeira”, aponta.

Além de uma equipe qualificada de profissionais, o laboratório oferece equipamentos como estufas de secagem e esterificação, moedores, agitadores horizontais e orbitais, capelas, blocos digestores, colorímetro, medidores de pH, espectrofotômetro de absorção atômica, agitadores magnéticos, balanças, destilador de nitrogênio Kjeldahl, entre outros materiais, vidrarias e reagentes.

Para tal, o laboratório está cadastrado e certificado no Ensaio de Proficiência do Instituto Agronômico de Campinas (EP-IAC) para laboratórios de análises de solos e, no Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal (PIATV), coordenado pela ESALQ/USP e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Visita do Vereador Marcelo Comeron no  Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP


Visita do Vereador Marcelo Comeron no Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP
Visita do Vereador Marcelo Comeron no Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP

O vereador Marcelo Comeron de Registro-SP esteve no dia 27 de fevereiro no Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP, a convite do Professor Danilo Eduardo Rozane, um dos coordenadores do laboratório. 

Durante a visita, o Professor falou da importância em se fazer uma análise diagnóstica do solo em diversos aspectos, tanto para o desenvolvimento sustentável da agricultura e preservação do meio ambiente, como também economicamente, através da redução de gastos aos produtores, uma vez que esta análise permite identificar as condições do solo para o plantio e recomendar a quantidade correta de fertilizantes e corretivos que devem ser usados. 

Este laboratório de diagnose de solo foi construído com recursos de fundações, sócios da ABAVAR como também alguns empresários e é o único no Vale do Ribeira. Tem selos e certificações de reconhecimento e controle de qualidade de importantes institutos da área no país. É um orgulho ter um laboratório com profissionais tão preparados e com tecnologia de ponta em nossa cidade. 

"Agradeço ao Professor Danilo pelo convite, sua equipe e a Unesp de Registro-SP. Uma informação que o professor Danilo passou e me deixou preocupado foi sobre a pouca procura dos agricultores, por falta de conhecimento deste serviço, uma vez que estamos em uma região predominantemente agrícola, disse o vereador Marcelo Comeron"

Aos produtores rurais que tem interesse em conhecer os trabalhos e a importância do Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp para sua propriedade, seguem os contatos para mais informações.


Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP
Laboratório de Diagnose de Solo, Planta e Fisiologia Vegetal da Unesp de Registro-SP


Telefone: 13 3828-2900 – ramal 2952