Últimas Notícias

JUQUIÁ REALIZA 3º SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA / DIA MUNDIAL DA ÁGUA.








Na última sexta-feira (15/03), teve início a programação da 3º Semana de Conscientização Sobre o Uso da Água em Juquiá. 

JUQUIÁ REALIZA 3º SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA / DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
JUQUIÁ REALIZA 3º SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA / DIA MUNDIAL DA ÁGUA.


O evento aborda a importância desse recurso natural, nas escolas da Rede Pública de Ensino Municipal, contemplando 500 alunos do 1º ao 5º ano, com idade de 6 a 10 anos que participam das ações realizadas no Núcleo de Educação Ambiental Suçuarana. 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente junto a Secretaria Municipal de Educação, está realizando as atividades relacionadas a preservação e uso consciente da água, no Núcleo de Educação Ambiental Suçuarana, entre elas, a apresentação do Parque Ecológico Municipal, a visitação da Trilha da Juçara, que possibilita uma imersão das crianças em um ambiente florestal em pleno estágio de conservação, ao final da trilha, é realizada a visita à uma “Nascente Modelo”, e o retorno ao Núcleo de Educação Ambiental, finalizando com a confecção de um painel pedagógico, em que o aluno criará uma frase sobre a importância da conservação dos mananciais.

A Secretaria Municipal de Educação está realizando atividades em sala de aula com os alunos evidenciando a importância da preservação da água através de atividades de interpretação de texto, caça-palavras, formar palavras e pintura de desenhos sobre o Dia Mundial da Água, paródias e poesias, assim como visita na Estação de Tratamento de Água e Esgoto da SABESP, que mostrará os processos que tornam a água poluída em água potável, enfatizando o quanto é difícil torna-la novamente potável em termos de múltiplos processos de qualidade e em recursos econômicos, assim como alertar para o fato das diversas doenças que podem ser causadas pelo consumo de água poluída.


A 3º Semana da Conscientização Sobre o Uso da Água, está apresentando aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de vivenciar, e interagir com temas discutidos em sala de aula, de uma maneira prática, levando todos a uma profunda reflexão sobre a preservação dos recursos naturais e a valorização desse “manto verde”, que a mata atlântica gentilmente deu ao território juquiaense. 

Será realizado também a apresentação no Núcleo de Educação Ambiental Suçuarana para todas as unidades escolares do município, da palestra que será ministrada pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Guimarães, com o tema “Nossos bosques têm mais vida”, subsequente a Trilha da Juçara. Já no dia 22, dia mundial da água, será realizada um encontro com os Gestores de Educação (Rede Municipal, Estadual e Privada) e Secretários municipais.

O evento objetiva a conscientização dos alunos sobre a importância desse recurso natural e essencial a vida em nosso planeta, enfatizando a importância das nascentes. Perceber as consequências positivas e negativas que o homem pode fazer a natureza e adotar por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica. 

Sobretudo, conscientizar os alunos de que o Recurso Natural “Água”, deve ser usado racionalmente, evitando desperdícios e poluição. Sem contar que atividade vem de encontro ao fortalecimento dos Programas de Educação do Município.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Guimarães, o evento tem intuito específicos como: introduzir a consciência da preservação ambiental e valorização dos Recursos Hídricos; Buscar a multiplicação dos conceitos de sustentabilidade; fomentar a nível municipal, as ações em torno do Dia Mundial da Água e disseminar informações pertinentes ao Rio Juquiá e a bacia do Rio Ribeira de Iguape.