Últimas Notícias

FEIBANANA 2019 supera público em Registro-SP

FEIBANANA 2019 supera em público, diversidade de negócios e apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas em nível nacional e internacional.







FEIBANANA 2019 supera em público, diversidade de negócios e apresentação de pesquisas científicas e tecnológicas em nível nacional e internacional.

FEIBANANA 2019 supera público em Registro-SP
FEIBANANA 2019 supera público em Registro-SP


Considerada a maior feira do setor da bananicultura no Brasil, o evento atraiu pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes e um número expressivo de público em geral, ultrapassando a expectativa inicial. O evento gerou negócios e consolidou a bananicultura do Vale do Ribeira no calendário de eventos nacionais.

Um vídeo do presidente Jair Bolsonaro, publicado nas redes sócias confirmando a proibição da importação da banana do Equador, foi ratificado no Diário Oficial, um dia após a abertura da Festa, o que deu a tônica do sucesso do evento, superando as expectativas, tanto em público como em geração de negócios e oportunidades de negócios. 

O número expositores convidados também foi expressivo, assim como a qualidade técnica das palestras e dias de campos, com presença de expositores internacionais provenientes da França, Equador e Costa Rica. O evento contou também com apresentações de estudos e pesquisas desenvolvidos pela EMBRAPA, APTA e UNESP, que garantem a qualidade cientifica dos trabalhos realizados em nível regional. Os Dias de Campo também motivaram pesquisadores, produtores e estudantes, que levaram conhecimentos práticos gerados pelas pesquisas. Os expositores contaram com amplo espaço em seus stands, para a apresentação dos seus produtos e serviços e fechamento de negócios.

Assim que o prefeito de Registro, Gilson Fantin, abriu oficialmente a 9a FEIBANANA, um vídeo foi projetado aos participantes, apresentado a nova formatação da FEIBANANA 2020, que ocorrerá integralmente nas instalações da Fazenda Experimental da APTA Vale do Ribeira, na Rodovia Regis Bitencourt km 460. 

A parceria da ABAVAR e a Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA Vale do Ribeira foi confirmada pelo seu representante regional, Dr. Erval Rafael Damatto Junior. Outro vídeo também abordou a trajetória do evento, que cresce a cada ano, com maior participação do bananicultor, que se mantem firme na atividade, mesmo enfrentando constantes problemas de mudanças climáticas, pragas e doenças e, principalmente, de comercialização, frente a ameaça de importação de bananas do Equador. 

A FEIBANANA - A Festa aconteceu entre os dias 19 e 22 de março, na sede da ABAVAR, sendo que a abertura oficial ocorreu na noite do dia 19, com a presença de instituições internacionais, como a CORBANA, da Costa Rica, e de autoridades nacionais, estaduais e municipais. Para orientar os visitantes foi criado um hotsite, contendo todas as informações sobre o evento, que pôde ser acessado no site do evento (www.feibanana.com.br). 

Com entrada gratuita, o foco principal do evento foi a comercialização, a troca de experiência entre produtores, especialistas e pessoas relacionadas à cadeia produtiva da banana na região do Vale do Ribeira. 

“Tivemos pessoas ligadas à gestão, produção e mercado da banana, incentivando assim o fomento de mais políticas públicas de incentivo à pesquisa, ensino, extensão e credito”, enfatizou a Secretária Executiva da ABAVAR, Vera Vasconcelos. A Feira contou também com eventos culturais, muita música, além de exposição artesanal e comidas típicas.