Últimas Notícias

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia





A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia, associação civil, beneficente, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada, foi criada em Cananéia aos 22.11.1988, na qual sua missão é promover e articular ações de defesa de direito e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio às famílias, direcionada à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Tem, também, o objetivo de fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários, a inclusão social das pessoas participantes, promovendo autonomia, emancipação, bem como assegurar ações integradas em assistência social, saúde e educação. 


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cananéia 



São realizadas oficinas de segunda a sexta feira, sob orientação da monitora e do pedagogo, bem como trabalhos em grupo com usuários e suas famílias com acompanhamento dos técnicos em assistência social e psicologia, projetos de inclusão, campanhas de sensibilização a inclusão da Pessoa com deficiências. Nos atendimentos de nutrição são realizados avaliação nutricional, seguida de antropometria, elaboração de cardápio e educação nutricional familiar. Na fisioterapia são realizadas avaliação em todos os usuários e selecionados os que mais necessitam do atendimento; tratamento, alongamento em grupo, com objetivo de melhorar a qualidade de vida, atuando tanto na prevenção, quanto na reabilitação física, promovendo a máxima potencialidade do usuário.




No mês de abril a APAE realizará eventos de sensibilização ao dia do Autismo, com objetivo refletir e reconhecer a Pessoa com Espectro Autista como sujeito pleno de direito.




Dia 02/04 - Caminhada de sensibilização, com saída da sede da APAE às 9h; 

Dias 03 e 04/04 - Visitas com os usuários em escolas estaduais; 

Dia 05/04 - Palestra sobre autismo com a equipe técnica da APAE de Cajati, no Centro Comunitário, às 14h30. 

No mês de abril a APAE estará realizando evento de captação de recursos financeiros: 

Dia 20/04 - Ação entre amigos na Quadra coberta do Maratayama, a partir das 20h; 

Dia 27/04 - Lançamento da obra “O Pulo do Gato”.