Últimas Notícias

Museu de Cananéia tem nos seus acervos tacho bicentenário da armação da baleia







O tacho, que faz parte da longa e antiga história de Cananéia tem mais de dois séculos de existência e estava enterrado na Ilha do Bom Abrigo sob lâmina d’água de quase dois metros, onde ainda se encontra quatro peças.

Museu de Cananéia tem nos seus acervos tacho bicentenário da armação da baleia
Museu de Cananéia tem nos seus acervos tacho bicentenário da armação da baleia


No dia 27 dezembro de 1999, teve fim uma grande aventura, com a retirada de um dos tachos da armação da baleia da Ilha do Bom Abrigo. 

Construídos pelos Idos de 1767, a armação da baleia, com os seus tachos e seus fornos hoje em ruínas, produziu o azeite em escala industrial por mais de um século. Parte do azeite era envasado em barris e comercializado em toda a Colônia pelos primeiros navios de cabotagem de nossa Costa, além de ser também enviado para bacia do Prata. 

O óleo de baleia era usado primeiramente para as lamparinas e lampiões e depois em maior escala foi sendo usado para a confecção do famoso berbigão, que nada mais era o óleo de baleia calcinado com areia de praia mais o molusco chamado de berbigão que moído nesta mistura formava uma poderosa argamassa, que depois era assentada com pedras de aluvião, formado assim uma sólida parede, como ainda hoje pode ser visto em antigos casarões, com suas paredes a com mais de 60 cm de espessura, como o próprio museu municipal e a igreja matriz

Tacho depois de devidamente restaurado, finalmente descansa no museu municipal e se encontra à disposição de visitantes .


Museu Municipal de Cananéia
Endereço: Rua Tristão Lôbo nº 78 , Cananéia-SP
Telefone: (13) 3851-1930