Últimas Notícias

Coluna "História do Vale" pelo escritor Roberto Fortes

O escritor Roberto Fortes vai estrear uma coluna chamada "Histórias do Vale", aqui no site "O Vale do Ribeira", é uma honra muito grande poder contar com as publicações desse grande escritor.








O escritor  Roberto Fortes vai estrear uma coluna chamada "Histórias do Vale", aqui no site "O Vale do Ribeira", é uma honra muito grande poder contar com as publicações desse grande escritor.


Escritor, poeta, historiador e jornalista, Roberto Fortes nasceu em Iguape (SP). Desde cedo demonstrou inclinação às letras e ao estudo da História local. Aos 13 anos começou a escrever pequenos contos, que eram lidos e comentados por seus colegas de classe.
Coluna "História do Vale" pelo escritor Roberto Fortes
Coluna "História do Vale" pelo escritor Roberto Fortes 

Aos 16 anos, estreou como jornalista, passando a colaborar mensalmente com o “Jornal de Iguape”. Aos 18 anos, iniciou sistemático estudo da História de Iguape e do Vale do Ribeira, publicando seus trabalhos nos jornais locais e regionais, trazendo à luz fatos históricos totalmente desconhecidos do grande público.


Coluna "História do Vale" pelo escritor Roberto Fortes
Coluna "História do Vale" pelo escritor Roberto Fortes 
Escreveu para diversos jornais do Vale do Ribeira (SP), entre os quais, “A Tribuna do Ribeira”, “Correio do Vale”, “Correio de Iguape”, “A Comarca” (depois “Notícias do Vale”), “O Vale”, “Gazeta do Ribeira”, “Iguape Em Foco”, “Na Hora”, “A Barra da Jureia”, “Ecos do Bom Jesus”. Desde 1998 mantém a coluna semanal “Alfarrábios” no “Jornal Regional” (Vale do Ribeira/SP).

            Em 1983, tomou posse na Academia Eldoradense de Letras, ingressando também na Casa do Poeta “Francisca Júlia”, entidades dirigidas pelo poeta João Albano Mendes da Silva (J. Mendes), considerado um dos mais importantes intelectuais da região.

Participou as antologias poéticas A Nova Poesia Brasileira (1985) e Brasil Literário (1985).

            Por ocasião da comemoração dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil, publicou no jornal “O Estado de S. Paulo”, de 1º de julho de 1988, o ensaio histórico “Katsura, A Primeira Colônia Japonesa do Brasil”.

Em 1995, lançou a “Tribuna de Iguape”, que circula até hoje.

É licenciado em Letras e sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Obras publicadas:

·      Iguape... Nossa História” (2000), em 2 volumes;
·      “Almanaque do Senhor Bom Jesus de Iguape” (2006), com Benedito Machado;
·      “Lendas Iguapenses” (in Enciclopédia Caiçara, vol. 5, 2006);