Últimas Notícias

Prefeitura de Jacupiranga fomenta a valorização das ações culturais







Durante o ano de 2018, o departamento de Cultura participou de diversos eventos e ações para o fortalecimento e a valorização da cultura no município de Jacupiranga, dentre as ações: O “1º Jacultural”, evento este que foi realizado em parceria com o Departamento de Educação, onde visou o incentivo e valorização dos trabalhos dos artistas locais. Tanto as apresentações culturais quanto as exposições dos artesãos foram gratuitas e livre para todo público. 

Prefeitura de Jacupiranga fomenta a valorização das ações culturais
Prefeitura de Jacupiranga fomenta a valorização das ações culturais



A Peça teatral “A Moça da janela” foi outra importante realização em parceria com a Prefeitura Municipal e Departamento de Educação, onde buscou despertar na comunidade o incentivo ao teatro e o enriquecimento cultural da arte. Jacupiranga também recebeu o “Circuito SESC Artes”, o evento possibilitou apresentações de espetáculos e oficinas, promovendo o contato do público com artistas e proporcionando novas experiências. As atividades foram realizadas no Ginásio Municipal Celso leite Tuzino, as atividades foram gratuitas e contaram com a presença do público em geral. 

Já o “Programa Turismo do Saber”, promovido pelo Governo do Estado por intermédio da secretaria do Turismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacupiranga por meio do Departamento de Educação e Cultura, possibilitou a todos os anos alunos da rede pública de ensino com idade entre 9 a 10 anos a oportunidade de fazer turismo, por são Paulo, ocasião em que os alunos que obtiveram maior índice na Avaliação SAREM, tiveram a oportunidade de conhecer o parque Ibirapuera e o Museu do Catavento. 

A peça teatral “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo”, contou com uma ótima participação do público, resultado de outras apresentações culturais no município, onde gerou um interesse maior em prestigiar o evento. A peça foi livre para todas as idades. 

O tradicional evento de porte regional, a Festa Expojac (Feira de Exposição Artesanal, Comercial e Agroindústria de Jacupiranga), ocorreu em comemoração ao aniversário de emancipação política administrativa do município, com 4 dias de exposições de artesanato, comidas típicas, plantas ornamentais, produção rural e pontos turísticos, palestras, apresentações de danças, apresentações de bandas e fanfarras da região, e diversas oficinas durante o evento. Shows regionais, praça de alimentação, parque de diversão, Missa caipira seguido de cavalgada pela cidade com a imagem de Nossa Senhora. 

O município de Jacupiranga participou da Casa da Farinha na 58ª Edição do Revelando SP, do Festival da Cultura Tradicional Paulista e da Caravana Digital, programa que visa divulgar a extinção dos canais analógicos e a conexão de canais digitais. Para a divulgação do projeto o programa contou com espaço de recreação para atrair o público e divulgar o projeto, que ocorreu no Ginásio de Esportes Celso Leite Tuzino, e foi aberto ao público em geral. 

Para a prefeita Débora Volpini a cultura é algo fundamental na vida das pessoas, - “Que neste ano que se inicia possamos promover e difundir ainda mais os movimentos culturais e estimular as manifestações de natureza artística e popular do município. Continuaremos apoiando todos os projetos e iniciativas da cultura ” enfatizou a prefeita. 

“Quando valorizamos a nossa cultura valorizamos a nossa história e os nossos costumes. Temos uma grande riqueza cultural e fazemos questão de evidenciar e fomentar nossa cultura local”, concluiu o vice-prefeito Leandro Volpini.