Últimas Notícias

Judoca Registrense classificado para vaga Olímpica para os Jogos de 2020 no Japão






Atleta está entre os 36 melhores no ranking mundial na categoria Senior. 


Judoca Registrense classificado para vaga Olímpica para os Jogos de 2020 no Japão
Judoca Registrense classificado para vaga Olímpica para os Jogos de 2020 no Japão


O judoca Eduardo Katsuhiro Barbosa, natural de Registro-SP, participou no último dia 12, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA), da terceira e definitiva Seletiva Olímpica para os jogos de 2020, no Japão. Dudu, como é mais conhecido, conquistou a vaga na categoria Senior (- 73 Kg).



Atualmente Eduardo está entre os 36 melhores no ranking mundial e, a partir de agora, as disputas internacionais farão a diferença para os três atletas de cada categoria, que buscam os pontos no ranking da FIJ – Federação Internacional de Judô. Às vésperas dos Jogos Olímpicos, quem estiver na frente será o titular da Seleção Brasileira.



“Dudu aprendeu a andar em cima de tatamis e sempre esteve junto aos irmãos Danielli e Silvio, nas aulas em que eu ministrava”, conta orgulhoso o pai e Sensei Edson Silva Barbosa.



“Meu filho colecionou títulos no Japão, desde pequeno, e treinava juntamente com Soichi Hashimoto, hoje o número1 no ranking mundial da categoria (- 73 Kg). Foram vários títulos que conquistaram juntos, por equipes e individuais. Os mais importantes foram dois campeonatos estaduais, na província de Shizuoka, que levaram o clube Ikuseikan a disputar o nacional Kodokan duas vezes. Individualmente, o título mais importante foi o vice-campeonato do “The Osaka International Goodwill Judô Tournament”, que reuniu 27 países participantes. Retornando ao Brasil, juntou-se à irmã Danielli Yuri Barbosa, no clube A. D. São Caetano, onde conquistou vários títulos, além de passagens pelo FTC de Salvador, Minas Tênis Clube, Vila Sônia e, atualmente, é contratado pelo Clube Paineiras do Morumby. Suas principais conquistas pela Seleção Brasileira foi o Sul Americano de 2014, Pan-Americano de 2017 e o Vice-Campeonato Mundial, por equipes, em 2017”, detalhou Edson Barbosa.



É com esse currículo e muita garra que o registrense Eduardo conquistou a oportunidade de defender a Seleção Brasileira e se credencia a disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.