Últimas Notícias

Autoridades do Japão receberam kits caiçaras em confraternização de bolsistas da JICA





Ilha Comprida - Realizada em 1/12, na capital, a confraternização dos ex-bolsistas da Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) contou com a presença do bolsista Paulo Hanae, funcionário da Prefeitura da Ilha no Boqueirão Sul, que passou 45 dias no Japão para conhecer o processamento da carne de peixe naquele país. Na confraternização, Hanae fez uma breve apresentação de sua viagem ao Japão para conhecer detalhes sobre o processamento da carne de peixe. 

Autoridades do Japão receberam kits caiçaras em confraternização de bolsistas da JICA
Autoridades do Japão receberam kits caiçaras em confraternização de bolsistas da JICA 


Hanae também presenteou representantes da JICA, do Consulado Japonês e da Gastronomia Japonesa com kits caiçaras que continham cataia, peixe seco, ovas de peixe curtidas ( Bottargas ), pó de ovas de tainha, pimenta rosa, folha de cataia, macela e carqueja. Hanae abordou a possível parceria do município com o Governo Japonês para implantação de projeto de educação ambiental nas escolas municipais. 

Em setembro, comitiva do Japão foi recepcionada na Ilha pelo prefeito Geraldino Júnior, equipes de meio ambiente e Paulo Hanae. Na ocasião, foi abordada a possibilidade de se implantar projeto ambiental japonês nas escolas municipais. Logo em seguida, a Prefeitura da Ilha encaminhou proposta de parceria. 

A confraternização contou com apresentações de Taiko, Yosakoi (dança dos pescadores ), Wagashi (doces japoneses ) e Kagura ( dança folclórica de máscaras ). O projeto de Hanae quer transformar o descarte de peixes na orla em alimento, por intermédio de processamento com a experiência e técnicas japonesas.