Últimas Notícias

Pioneiro inspirado






“Meus queridos alunos, esta Escola será diferente.” Era a afirmação dita a nós, os alunos da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, a antiga FCMBB, nos primórdios desta brilhante instituição, agora Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. 

Pioneiro inspirado
Pioneiro inspirado 



Quem afirmava era o seu ilustre e querido fundador, o Professor Emérito Dr. Mário Rubens Guimarães Montenegro ( 1923 - 2005 ). 

Liderando uma brilhante equipe de professores que acreditou no projeto ímpar de renovar o ensino médico, construiu um centro de ensino, pesquisa e assistência cujos frutos não demoraram a surgir, a partir de 1963. Foram lutas intermináveis, enfrentadas em conjunto com funcionários, alunos e comunidade botucatuense, mas que resultaram em progresso universitário contínuo verificado por todos nós, até os dias atuais. Em 1965, importante impulso didático renovador fora trazido pelo ilustre mestre, Professor José Eduardo Dutra de Oliveira, com a inauguração do Curso de Aplicação em Medicina. 

Hoje, estruturada e ampliada, caminha para novas conquistas no campo de investigação científica e de aplicação médica, conquistando a preferência nacional dos mais de 300 candidatos por vaga oferecida no curso médico. 

Toda sua evolução foi realizada junto ao seu importante Hospital de Clínicas, classificado como de alta complexidade, atendendo mais de sessenta cidades da região. Autorizada neste ano a realização de transplante cardíaco e multi-órgãos, suas equipes médicas e de enfermagem já haviam conquistado, em 2016, o posto de primeiro lugar em transplantes renais no interior do Estado de São Paulo. 

Tantos anos depois, sentimos, nesta semana, o alto significado daquela recomendação do Prof. Montenegro. Além dos avanços e conquistas científicas médicas patentes realizadas até aqui, confirmamos outra visão ampliada sobre a saúde das criaturas sofredoras que procuram e são socorridas no Hospital das Clínicas da FMB-UNESP. É a incorporação do atendimento em saúde integral, incluindo e destacando a importância dos cuidados com a saúde espiritual individual ( como recomenda a OMS ). A realização do XV Congresso de Saúde e Espiritualidade coroou o conceito anunciado pelo ilustre e inspirado fundador. O beneficiado é sempre o paciente – como objetivo maior do cuidado em saúde integral. 

Realmente, trata-se de escola diferente!

Francisco Habermann
Francisco Habermann