Últimas Notícias

Assembleia do CODIVAR aprova texto final do Plano de Desenvolvimento 2018-2030







Estudo visa aliar a conservação do meio ambiente com estratégias de geração de renda
e uso sustentável dos recursos naturais 

Assembleia do CODIVAR aprova texto final  do Plano de Desenvolvimento 2018-2030
Assembleia do CODIVAR aprova texto final  do Plano de Desenvolvimento 2018-2030 


Potencializar as oportunidades existentes no Vale do Ribeira e Litoral Sul em prol de sua população é o objetivo do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE-VRLS 2018-2030). O texto final do estudo foi aprovado durante a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), que aconteceu no dia 9 de novembro na Câmara Municipal de Itaóca. 

O estudo foi realizado pelo Instituto Jus em parceria com o CODIVAR, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONSAÚDE), com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH-RB) e com o Parlamento do CODIVAR/UVESP. 

O PDE-VRLS 2018-2030 foi organizado em cinco eixos temáticos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Gestão e Governança Pública, Infraestrutura e Mobilidade, e Meio Ambiente e Uso da Água. O projeto visa aliar a conservação do meio ambiente com estratégias de geração de renda e uso sustentável dos recursos naturais. 

O prefeito de Itanhaém e presidente do CODIVAR, Marco Aurélio Gomes, avalia com otimismo as possibilidades de desenvolvimento a partir da conclusão do estudo. “Os indicadores sociais e econômicos têm apontado avanços significativos em toda a região. Com os objetivos bem definidos vamos encaminhar as propostas aos novos governos que assumem em janeiro confiantes de que o Vale do Ribeira e o Litoral Sul construirão uma nova perspectiva de futuro para a sua população”. 

A próxima etapa será a entrega do documento ao governador eleito João Dória, ao presidente eleito Jair Bolsonaro, além de parlamentares atuantes na região. 

Itaóca 27 anos – A Assembleia de Prefeitos do CODIVAR fez parte da programação do aniversário de fundação da cidade que será comemorado no próximo dia 19. O prefeito anfitrião Frederico Dias Batista recepcionou os convidados da reunião com almoço e apresentação de danças típicas. 

Participaram do encontro os prefeitos Frederico Dias Batista (Itaóca), Marco Aurélio Gomes (Itanhaém), Luciano Polaczek (Apiaí), Janete Sarti (Barra do Chapéu), Jeferson Martins (Barra do Turvo), Lucival Cordeiro (Cajati), Durval Adelio de Morais (Eldorado), Wilson Almeida Lima (Iguape), Dinamerico Peroni (Itariri), Renato Soares (Juquiá), Jonas Dias Batista (Ribeira), e Dean Alves Martins (Sete Barras). 

Entre os vice-prefeitos participaram Leandro Volpini (Jacupiranga) e Wagner Costa (Pariquera-Açu). Pelo Parlamento do CODIVAR/UVESP participou o presidente da Câmara de Barra do Turvo Élcio Siva Reis, além dos superintendentes do CODIVAR Wilber Rossini e do CONSAÚDE José Antônio Antoczesc.