Últimas Notícias

Saúde de Registro-SP inicia ação de descarte seguro de medicamentos






As estações receptoras estão espalhadas nas 15 Unidades Básicas de Saúde do município.

Saúde de Registro-SP inicia ação de descarte seguro de medicamentos
Saúde de Registro-SP inicia ação de descarte seguro de medicamentos


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Registro-SP, através da Assistência Farmacêutica, movimenta mais uma ação de saúde pública. Trata-se do descarte correto e consciente de medicamentos e insumos, vencidos ou em desuso e também do consumo inadequado de medicamentos, sem prescrição médica.



A ação disponibiliza urnas para o descarte, recolhe, dá destinação apropriada para medicamentos, frascos e até agulhas e ampolas injetáveis - utilizados por pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus e que fazem uso de insulina, e distribui material gráfico informativo.



“A finalidade de armazená-los nessas urnas é proteger, impedir que outras pessoas façam ingestão acidental, sejam feridas ou até mesmo contaminadas. Vale destacar que ao descartar medicamentos em pias ou vasos sanitários você pode colocar em risco o Meio Ambiente, pois esses produtos possuem substâncias capazes de contaminar o solo e a água”, esclarece a chefe da coordenadoria técnica de assistência farmacêutica, Márcia Riboski.



Outra preocupação dessa ação é com quem toma medicamentos por conta própria e, da mesma forma, coloca em risco a saúde. Todo medicamento, desde o mais simples pode causar efeitos indesejáveis e pode agravar ou gerar doenças. “Nesse sentido, nosso objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da automedicação e do descarte de medicamentos em local inapropriado”, explica a secretária municipal de Saúde, Jô Rangel.



Lembrando que geralmente esses medicamentos ficam armazenados nos armários até perderem a validade e são descartados de modo incorreto ou então reutilizados por pacientes desatentos.