Últimas Notícias

Em Registro-SP, crianças do CRAS visitam gabinete do Prefeito Gilson Fantin





A visita fez parte de uma ação aplicada na Unidade para inserir e estimular a participação dessas crianças na vida política.

Em Registro-SP, crianças do CRAS visitam gabinete do Prefeito Gilson Fantin
Em Registro-SP, crianças do CRAS visitam gabinete do Prefeito Gilson Fantin



Considerando as Eleições Gerais que se aproximam, o CRAS Bloco B – Centro de Referência de Assistência Social – de Registro – com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Fundo de Solidariedade, promoveu atividades para discutir o processo eleitoral e os Direitos das Crianças e Adolescentes, uma vez que ao completar 16 anos, poderão votar. Com isso, desenvolveu, nas últimas semanas, uma simulação do pleito, com indicação, votação, apuração e nomeação do Prefeito e Vereador eleitos, de cada grupo participante.

Em Registro-SP, crianças do CRAS visitam gabinete do Prefeito Gilson Fantin
Em Registro-SP, crianças do CRAS visitam gabinete do Prefeito Gilson Fantin


Com quatro grupos formados, foram realizadas quatro simulações que elegeu quatro prefeitos e quatro vereadores. Cada grupo, com idades entre 07 e 12 anos, foi dividido em dois, cada um foi designado como um partido, cada partido escolheu um nome, um lema e escolheu um representante a prefeito e um a vereador que seria lançado como candidato. 

O próximo passo foi definir propostas de governo e um cartaz que seria a campanha eleitoral. Em seguida, foram confeccionados títulos de eleitores para que na semana seguinte fosse realizada a votação. 

 Além do debate, para o dia da votação foram preparadas cédulas com fotos dos candidatos, um espaço reservado para a votação (cabina eleitoral) e urna devidamente lacrada. Cada participante foi até o espaço e escolheu o seu candidato. 

Após a abertura da urna foi realizada a contagem dos votos. Os representantes eleitos Prefeito e Vereador foram conhecer a Câmara Municipal, o Gabinete do Prefeito e levar as propostas do grupo à Secretaria de Assistência Social.


Ao receber as crianças em seu gabinete, o prefeito Gilson Fantin externou sua alegria: “Me alegra recebe-los em meu gabinete e ver que estão preocupados e engajados na vida política. Esse interesse renovará o debate e quem sabe podem ser os novos protagonistas da política local na luta por uma Registro melhor”, afirmou o prefeito.



CRAS - um dos serviços realizados pelo CRAS é o SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é dividido por faixa etária e ciclos de vida e complementa o trabalho social com as famílias. No CRAS do Bloco B existem os grupos de 0-6 anos, de 07-12 anos, de 12-17 anos e idosos. Cada grupo tem um responsável técnico e um orientador social.



O trabalho em grupo visa, através de encontros semanais, fortalecer a convivência e vínculos entre os participantes com a família e comunidade e, assim, valorizar o sentido de vida coletiva. As ações são lúdicas e buscam prevenir situações de violência, negligência além de ampliar o universo informacional com vistas ao pleno exercício da cidadania.