Últimas Notícias

Curso capacitará profissionais em licenciamento ambiental e manejo de áreas naturais







Treinamento acontece no Legado das Águas – maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil 

Curso capacitará profissionais em licenciamento ambiental  e manejo de áreas naturais
Curso capacitará profissionais em licenciamento ambiental  e manejo de áreas naturais 

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, promove, de 15 a 18 de novembro, o III Curso de Ferramentas para o diagnóstico de fauna e flora voltado para o licenciamento ambiental e manejo de áreas naturais. 

Curso capacitará profissionais em licenciamento ambiental  e manejo de áreas naturais
Curso capacitará profissionais em licenciamento ambiental  e manejo de áreas naturais 

A capacitação, que será realizada pela Brasil Bioma, Biophilium e a Seleção Natural, é voltada para estudantes de cursos técnicos, graduação ou pós-graduação na área de Meio Ambiente, Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal, além de profissionais, analistas e consultores da área ambiental. 



O curso tem carga horária de 45 horas, e será realizado nas áreas da Reserva que possuem alto grau de conservação e que abrigam diversas espécies raras da fauna e flora da Mata Atlântica. 

“É uma oportunidade única para profissionais e pesquisadores da área ambiental, pois, é o primeiro e único curso do mercado que reúne levantamento de fauna e flora com foco no treinamento das metodologias para diagnóstico de meio biótico com profissionais especialistas de cada um dos grupos de organismos (flora, herpetofauna, ornitofauna e mastofauna). 

O licenciamento ambiental, assim como o manejo de áreas naturais, possui uma demanda grande no mercado, portanto, o retorno do investimento em capacitações é de curto e médio prazo”, explica o botânico da Brasil Bioma, Rodrigo Trassi Polisel. 



O treinamento, que inclui hospedagem, alimentação e material didático, possui programação com os aspectos indispensáveis para a elaboração de laudo ambiental de fauna e flora. Ao todo, são cinco técnicos pós-graduados com mais de dez anos de experiência cada em levantamentos de campo que irão ministrar tópicos do curso de suas especialidades. 







Com o conhecimento adquirido no curso, o participante será capacitado para desenvolver Laudos Ambientais, Estudos de Impacto Ambiental ou Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA/RIMA), participar de planos de manejo e demais serviços demandados pelo mercado de trabalho da área ambiental. 

Para realizar a inscrição e obter maiores informações, entrar em contato por endereço de e-mail: contato@brasilbioma.com.br, com o assunto “Inscrição III Curso de Fauna e Flora no Legado!”. 



Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim 




O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local, com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. 

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. 

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.