Últimas Notícias

Crianças conhecem a bananicultura em projeto da ABAVAR em Sete Barras






Parceria garante atividades com muita brincadeira, teatro e principalmente a presença da criançada, em Sete Barras que comemorou o mês das crianças e aprendeu um pouco mais sobre a bananicultura 


Crianças conhecem a bananicultura em projeto da ABAVAR em Sete Barras
Crianças conhecem a bananicultura em projeto da ABAVAR em Sete Barras 


No mês de comemoração ao Dia das Crianças, A ABAVAR - Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira, em parceria com a empresa STK, dentro do projeto corporativo “Peter Tirosh Involvement Program 2018, deu início ao projeto “A Cultura do Vale na Escola”. A iniciativa teve como objetivo mostrar aos estudantes das redes públicas municipais de escolas do Vale do Ribeira, como funciona a bananicultura, sua importância para a economia regional e principalmente, reforçar a autoestima dos trabalhadores ligados ao setor.


Crianças conhecem a bananicultura em projeto da ABAVAR em Sete Barras
Os estudantes receberam também um gibi sobre “A Cultura do Vale na Escola” que deverá ser distribuído em outras escolas com a continuidade do projeto 


O evento, que teve apoio da Secretaria de Educação de Sete Barras, aconteceu no dia 5 de outubro, no Ginásio de Esportes de Sete Barras, reunindo mais de 500 crianças de 4o. e 5o. ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Sete Barras, das zonas rural e urbana. No local, as crianças brincaram, comeram pipoca e aprenderam um pouco mais sobre a produção da banana assistindo também uma peça teatral, que de forma lúdica, também passou a mensagem para os pequenos. 

A coordenadora de Marketing da empresa STK, Patrícia Cesarino, patrocinadora do evento, explica que a empresa viu no projeto uma forma de envolver a necessidade dos produtores rurais no meio onde atuam e de certa forma, ainda pouco valorizada pela população. A empresa entende que ainda a bananicultura, principal cultura e atividade econômica do Vale do Ribeira, deve ser mais bem vista e essa iniciativa contribui para isso acontecer..

Antes das atividades, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nas escolas um concurso de redação com o tema “Carta ao Leitor” onde os alunos puderam falar sobre a realidade de cada um sobre a cultura da banana e foram premiados.

Conforme a secretária de Educação de Sete Barras, Tânia Fudalli, a ação se torna importante principalmente para educação fundamental porque ajuda a qualificar a informação sobre a bananicultura tanto para alunos que já conhecem de perto essa realidade, os da zona rural, quanto para a urbana e integrando esses conhecimentos entre todos os estudantes.