Últimas Notícias

Banda Municipal de Cananeia é contemplada no Programa de Ações Culturais de Estado de São Paulo








Visita a Sala São Paulo, Conservatório de Tatuí e CITA são algumas das principais atividades da Banda para 2019

Banda Municipal de Cananeia é contemplada no Programa de Ações Sociais de Estado de São Paulo
Banda Municipal de Cananeia é contemplada no Programa de Ações Sociais de Estado de São Paulo


A Banda Maestro João Gonçalves de Araújo está entre os projetos 10 selecionados no Programa de Ações Culturais do Estado de São Paulo (Proac) e prevê uma série de atividades de intercâmbio cultural e apresentações.

O projeto foi inscrito pela Associação Amigos da Banda de Cananeia (AABC), através do maestro Ramón Thiago S. Dias, sua esposa Renata G. V. Dias e pela gestora cultural e jornalista Bárbara de Aquino.

Estão previstas viagens de intercâmbio cultural para a Sala São Paulo, uma das mais belas salas de concertos do mundo, ao Conservatório de Tatuí, considerado referência de estudos na área musical e ao Cantinho Integrado de Todas as Artes (Espaço Cultural CITA), uma ocupação artística no bairro Campo Limpo, que tem como objetivo maior a difusão de saberes, construções e experiências com e para a comunidade de seu entorno. Além disso, uma visita a Casa de Cultura de Registro-SP e uma apresentação.

“O objetivo maior desse projeto é estimular os jovens músicos que compõem a Banda a continuarem seu aprendizado e buscar cada vez mais o caminho da música”, comentou o maestro Ramón Dias.

As atividades já começaram, com ensaios e preparação, para que no inicio de 2019 as viagens aconteçam, assim como uma apresentação da Banda em cada localidade. “Todo o repertório tem que estar afinado para que possamos fazer nosso melhor em cada apresentação”, relatou Renata. Além das visitas e apresentações, o projeto também contempla manutenção de alguns instrumentos, divulgação e uniformização.

Têm sido considerado prioritário na região do Vale do Ribeira projetos e oportunidades voltados para jovens para que, além de continuarem na região, não se tornem usuários de drogas, e, também, para a valorização cultural aliada à geração de renda das comunidades. “Muitos dos integrantes da Banda Maestro João Gonçalves de Araújo nunca tiveram condições e oportunidades de conhecer ambientes e equipamentos culturais, a não ser pelos vídeos que eles mesmos buscam na internet”, comentou a gestora cultural Bárbara. A Prefeitura Municipal de Cananeia já se mostrou solicita em ser parceira no projeto.

A BANDA - Na história musical da cidade de Cananéia, Vale do Ribeira, desde os idos dos anos 30 do século XX já existiam corporações/grupos de músicos que tocavam desde atos ou funções religiosas a dobrados. João Gonçalves de Araújo foi um desses músicos autodidatas dessa época, que preservaram o ensino da música na cidade deixando um legado de músicos, atualmente idosos, que guardam em suas memórias uma rica história de momentos memoráveis. Atualmente, a Banda João Gonçalves de Araújo tem um caráter formativo, composto por 34 jovens cananeenses de 10 a 18 anos, que recebem aulas de música e fazem parte do corpo musical.